As células animais e vegetais, desempenham funções essenciais para manutenção dos processos químicos necessários à sobrevivência do ser vivo. Como uma espécie de colônia de colaboração, cada célula faz sua parte diferenciada num complexo sistema de milhões de células que compõe todas as partes do corpo humano.
A célula é divida em três partes facilmente perceptíveis: Membrana plasmática, citoplasma e núcleo. No citoplasma, estão organizados os complexos das organelas que fazem quase todas as funções da célula regulados pelo núcleo. As organelas contidas da região citoplasmática podem ser dividas em:
Lisossomos – São pequenos tubos digestivos que assumem a função de digerir substâncias que adentram na célula por fagocitose.
Retículo Endoplasmático – São membranas tubulares que auxiliam na síntese de esteroides. Também tem como função impedir que hormônios e qualquer outras substância nociva a célula adentre.
Complexo de Golgi – Podem ser definidos como um conjunto de membranas cujo a utilidade está em armazenar as substâncias produzidas nos processos químicos do interior da célula.
Mitocôndrias – São membranas que atuam na respiração celular.
Ribossomos – Esses retículos podem ser encontrados em toda a extensão da célula, sem haver lugares pré definidos. São responsáveis por toda a síntese proteica ocorrida no interior da célula. OBS: São sempre encontrados também no retículo endoplasmático.
Cloroplastos – São membranas responsáveis pelo processo de fotossíntese. OBS: Essas membranas só podem ser encontradas nas células vegetais.
Peroxissomos – membranas em formato de bolsas que guardam enzimas responsáveis pela desintoxicação celular, eliminando aminoácidos e gorduras.
Centríolos – Membranas cilíndricas que atuam durante a divisão celular.