A origem das notas musicais se deu por volta do século XI, pelo músico Guido D’arezzo, em homenagem a o maestro italiano João Batista, que retirou as siglas do hino cantadado ao seu homenageado.
Ao total, seis sílabas foram retiradas do hino, sendo elas:
*Ut queant laxis,
* Resonare fibris,
* Mira gestorum,
* Famuli tuorum,
* Solve polluti,
* Labii reatum.
O verso do hino dizia: “Para que os teus servos possam cantar as maravilhas dos teus actos admiráveis, absolve as faltas dos seus lábios impuros.”
Após um pequeno período o Ut foi substituído por Dó. Logo em seguida, um músico italiano introduziu a sílaba Si para dar mais melodia ao toque dos instrumentos. A sílaba Sol, foi a última a ser introduzida na classe de ordem de origem de notas musicais – mas foi chamada de So para facilitar encurtar e uniformizar a seleção.
As sílabas originais ut, re, mi, fa, sol e la eram consideradas as como vozes, mas não correspondiam as alturas absolutas de algumas escalas exigidas.
As notas musicais fazem um importante papel para a música de todo o mundo, para todos os instrumentos, ritmos, letras e arranjos.
Após a invenção das primeiras colocações musicais e com o avanço da tecnologia que o mundo moderno proporciona, o meio musical é um dos ramos mais procurados para seguir carreira profissional e um sonho na vida de muitas pessoas.