Os principais rios da Mata Atlântica

Se você também se interessa pela ecologia brasileira e quer saber mais sobre os rios mais importantes da Mata Atlântica, acompanhe este artigo.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um bioma. Ela está localizado nas áreas leste, sudeste e sul de nosso país, próximo ao Paraguai. Estima-se que já havia vida no lugar por mais de 10.000 anos (vida humana). Sua colonização ocorreu durante o século XX e a partir de então houve o desmatamento.

Hoje, tem-se visão de apenas 10% da floresta intacta e totalmente original. Suas formações geralmente estão embasadas em grandes campos abertos, regiões montanhosas com florestas e chuvosas perenes. As espécies de animais são variadas e abriga animais como a onça pintada e o mico-leão-dourado.

Em área territorial, a região está calculada em mais de 102 mil quilômetros quadrados e passa por vários estados brasileiros. O ponto mais alto é o Pico da Bandeira que tem cerca de 2892 metros de altura. A Mata Atlântica é uma benção aos brasileiros e a vida humana.

Principais rios

Rio Paraná – Tendo como principal característica a maior área sul-americana. O rio Paraná nasce diante a uma confluência do Rio Grande e o Rio Paranaíba. Faz parte de três estados influentes e brasileiros, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Área – 2.582.672 km²
Comprimento – 4.880 km
Fluxo – 17.290 m³/s
Ponte – Ponte Internacional da Amizade
Cidades – Salto del Guairá

Rio Paraíba do Sul – O Rio Paraíba do Sul atravessa uma grande região brasileira sócio-econômica. Precisamente próximo ao Vale do Paraíba, é o rio com maior influência natural do estado do Rio de Janeiro.

Área – 56.500 km²
Fluxo – 1.118 m³/s
Comprimento – 1.137 km
Nascente – Paraitinga River
País – Brasil

Rio Uruguai – O Rio Uruguai também é um rio sul-americano. Sua nascente localiza-se na Serra Geral e sua formação deve-se ao desaguamento de dois rios sulistas, o Canoas e o Pelotas. Está precisamente localizado na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Área – 365.000 km²
Comprimento – 1.838 km
Fluxo – 5.500 m³/s
Nascentes – Rio Canoas, Rio Pelotas
Pontes – Ponte Salto Grande

Principais rios da nossa Mata Atlântica.
Rios (Foto: Reprodução)

Rio São Francisco – Não só em temas de músicas, mas em outros lugares, nós certamente, já ouvimos falar desse rio tão importante para os brasileiros. Está localizado na Serra da Canastra e é sem sombra de dúvidas um dos cursos aquáticos mais importantes da América Latina.

Área – 641.000 km²
Comprimento – 2.830 km
Fluxo – 2.943 m³/s
Nascente – Serra da Canastra
Foz – Oceano Atlântico

Rio Doce – O Rio Doce é uma bacia hidrográfica muito importante para a região. Drena principalmente dois estados, Espírito Santo e Minas Gerais. É um dos rios mais importantes da Região Sudeste.

Área – 83.400 km²
Comprimento – 853 km
Nascente – Serra da Mantiqueira 
Foz – Oceano Atlântico

Rio Ribeira do Iguape – O Ribeira do Iguape é um rio paulista que faz formação de uma bacia hidrográfica do Rio Ribeira. Localizado precisamente no Vale da Ribeira. 

Área – 28.306 km²
Comprimento – 34 km
Nascente – São Paulo

Os rios são importantes para o equilíbrio do meio ambiente.
Rios (Foto: Reprodução)

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *