1° trimestre da gestação
O primeiro trimestre da gestação sem sombra de dúvidas é o mais perigoso de todo o processo. Alguns médicos orientam que, antes de engravidar, a mulher tenha alguns cuidados para garantir que a formação do bebê seja excelente. Apesar de não haver aparente barriga, a gravidez no seu início definirá todo o desenvolvimento do feto.
Mesmo que não tenha descoberto sua gravidez, a mulher está sujeita a todos os perigosos. Inicialmente, o consumo de bebidas alcoólicas, o cigarro e outras drogas podem causar o aborto espontâneo. No caso de gravidez de risco, o perigo triplica. Há alguns hormônios que cessam de se reproduzir, enquanto outros começam a fabricação.
Formação
A placenta também começa a tomar forma aos poucos, esses são alguns dos motivos pelos quais as grávidas tendem a ter náuseas e outros desconfortos. Embora pareça um longo tempo, um trimestre passa muito mais rápido do que imaginamos. Também é possível que seu bebê tenha qualquer tipo de mal formação durante esse período.
Perigos!!!
Roupas muito apertadas na região da barriga, medicamentos sem prescrição médica e muitos outros maus hábitos podem trazer a deformação ao corpo do bebê e algumas deficiências mentais. Se você descobriu recentemente que está grávida, todo cuidado é pouco, qualquer descuido pode ser fatal.
A carência de ácido fólico no organismo, pode vir a desenvolver doenças como a síndrome de down. É necessário que você faça ingestão de vários alimentos ricos nesse nutriente, bem como espinafre, feijão, cogumelos, cenoura, pêssegos e dentre outros. Também pode ocorrer problemas com o tubo neural da criança.
Cuidados com a mãe
A mãe também carece de cuidados, principalmente com a alimentação e o contato com drogas. A alimentação correta poderá lhe proteger de possíveis doenças desenvolvidas durante a gravidez. No caso de drogas, ficar próxima a fumaça de cigarros ou ter muito contato com o cheiro do álcool é altamente prejudicial.
Indicamos também, que a mesma tenha o cuidado de fazer atividades físicas ao menos 30 minutos diariamente. Essa prática trará mais conforto e uma grande facilidade na hora de voltar ao seu peso normal. A dieta durante a gestação é um fator muito importante e deve ser acompanhado por uma nutricionista.
Antes de mais nada, você precisa providenciar o pré-natal e começar a tomar os cuidados necessários assim que descobrir que está gestante. Considerando que o primeiro trimestre é o de maior perigo, se não cuidava de sua saúde, comece a cuidar. Mude seus hábitos e garanta uma gravidez saudável.