Para muitos o verão é considerado a melhor época do ano, e não é pra menos, a estação oferece Sol e muita diversão a crianças e adultos. Seja na praia, no clube ou até mesmo no campo, este é um período em que a diversão é garantida entre familiares e amigos.
Mas é preciso cautela, pois há situações que devem ser evitadas para não colocar sua saúde em risco. Pensando nisso o Dicas Free desenvolveu esta matéria, afim de lhe ajudar a acabar com as armadilhas dessa temporada. Acompanhe!
Perigos!
Numa tarde de sol com os amigos não pode faltar as porções de fritas e a cervejinha gelada, outros preferem refrigerante, mas os prejuízos são os mesmos. Esses alimentos quando consumidos em excesso podem causar sérios problemas.
A primeira vista, para se refrescar do calor, a cerveja gelada pode parecer uma boa opção. Mas a bebida quando ingerida em exagero, faz com que o organismo venha ter uma grande perda de líquido, ocasionando a desidratação.
Ela também, em seu alto consumo, pode levar a pessoa ao quadro clínico conhecido como coma alcoólico. Outro perigo que pode colocar o verão em risco, é a ingestão excessiva do álcool em locais como rios e praias, as chances de afogamento quando ocorre o contato com a água são muito maiores.
No verão há o aumento da perda excessiva de líquidos causada pelo calor, as gorduras não são metabolizadas devidamente e as chances de mal-estar aumentam. Aliada ao consumo da bebida alcoólica o problema só tende a piorar.
Outro grande vilão são os alimentos mal conservados, lembra daquela empadinha vendida pelos ambulantes na praia? Assim como os sanduíches naturais e até mesmo a salada de frutas que não parecem oferecer perigo algum? São todos altamente perigosos.
Tais alimentos, quando não estão bem refrigerados e armazenados, podem gerar uma grave intoxicação alimentar. Para prevenir, evite. Prefira consumir aqueles que você mesmo preparou.
A exposição direta ao sol também deve ser evitada, principalmente quando for tomar banho de sol. Permanecer por horas seguidas, mesmo com uso do protetor solar, pode gerar graves consequências futuras como câncer de pele.
O contato dos raios solares com a pele sem nenhum tipo de proteção pode causar desidratação e insolação. Prefira horários em que a intensidade dos raios UV são fracos como nas primeiras horas da manhã e de tarde, após as 17 horas.
Recaptulando…
- Evite a ingestão de álcool em grande quantidade.
- Prefira sempre a ingestão de líquidos que mantenham a hidratação do organismo.
- Ao invés de comidas gordurosas, prefira alimentos leves e saudáveis preparados por você.
Para conferir um pouco mais sobre os cuidados a serem tomados, clique aqui.
Aproveite a estação com consciência!