Pilates faz mal pra coluna?

Comumente, o Pilates é uma atividade que melhora o desempenho com relação a coordenação motora e rende também ao praticante a flexibilidade dos músculos. Trata-se de um exercício inovador, até por mexer com diversas partes do corpo, mas há uma questão que intriga os praticantes: Pilates traz mesmo algum malefício à coluna?

Bom, por se tratar de uma atividade onde o intuito é oferecer melhor qualidade de vida, muitas vezes não pensamos nessa possibilidade. Mas uma coisa é certa: todo exercício praticado de maneira errônea pode prejudicar a coluna. O mesmo vale para o Pilates.

Caso a técnica seja aplicada de maneira incoerente pelo profissional, principalmente nas sessões onde a coluna é trabalhada, a região vertebral sofre muito com as ações da atividade.

Descubra se o pilates faz mal à coluna.
Pilates.
Créditos de imagem: http://mdemulher.abril.com.br

A atenção especial é dada aos alunos que apresentam problema de escoliose (desvio da coluna vertebral para o lado esquerdo ou direito). Nestes casos, o profissional deve saber como manusear a técnica para aliviar a tensão local.

Como citado anteriormente, se o Pilates for mal aplicado à coluna, ainda não apresentando nenhuma lesão como “desvio”, a vértebra pode sofrer danos não graves, mas que se não forem cuidados, com o tempo tendem a se agravar.

Atente-se:

» Desconfie de aulas oferecidas para mais de três alunos. Por se tratar de uma prática muito específica, a mesma deve abrigar apenas três alunos no máximo.
» Solicite a presença do instrutor, principalmente quando se tratar de reabilitação.
» O estúdio deve ter licença para funcionamento, principalmente pelo Conselho Federal de Educação Física.

Toda essa precaução serve para que o Pilates ofereça a você a melhor qualidade de vida e não problemas. Lembrando que serve também para aliviar dores tencionais em diversas regiões de corpo. A mesma pode fazer mal à coluna sim, caso seja executada de maneira errada.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *