Pílula atrasada
Atrasar a pílula é algo que sempre tendemos a fazer. As vezes por descuido, outras vezes pelo excesso de atividades do dia a dia. Contudo, é necessário que tome as medidas necessárias para que isso não ocorra com frequência. Caso tenha esquecido, calma. Não está tudo perdido.
Antes de mais nada, é importante saber se tem mais 12 horas de esquecimento. Para a pílula ter seu efeito, você precisa tomá-la todos os dias no mesmo horário. Ao esquecer-se, você desregula seu organismo que está, evidentemente, acostumado a receber o medicamento no mesmo horário.
Embora o atraso seja algo nada indicado, ele não é o fim do mundo. Já que se esqueceu, fique tranquila e continue os mesmos procedimentos como antes. Lembre-se de reparar se faz 12 horas após o tempo. Se não houver, a tome imediatamente que o efeito será o mesmo.
O que fazer?
Bom, se passou do horário previsto, apenas continue a cartela. Numa cartela normal, o anticoncepcional pode ter de 23 a 28 dias marcados corretamente para se fazer o uso. Contudo, a maioria das mulheres tem um intervalo de 7 dias. Quando houver o término desse período, elas iniciam na próxima semana uma nova cartela.
Por exemplo, se você esqueceu o medicamento do dia 11, não tem problema em continuar o tratamento no mesmo horário no dia 12. Contudo, será necessário que espere 4 dias antes de uma relação sexual. Para ter certeza de que ele lhe preservará, não tenha relações sem camisinha antes disso.
Posso engravidar?
A gravidez é uma consequência do uso indevido da pílula. Se você não tiver os cuidados necessários, haverá sim a possibilidade de engravidar. Por isso indicamos que preste atenção ao usá-la, tome corretamente, não pule nenhum dia e escolha sempre o mesmo horário.
Quando há o esquecimento de dois dias ou mais, é possível que você engravide na primeira relação. Por isso, o uso do preservativo é indispensável. Também converse com seu médico e peça orientações para evitar a gravidez. Existem outros métodos também bastante eficazes.