O que é?
A fibromialgia é uma síndrome que afeta algumas áreas específicas do corpo de uma pessoa. As dores podem se espalhar por longos períodos e atingir várias partes do corpo. O mais comum é a intensa sensibilidade nas articulações, em tecidos moles e nos músculos.
A doença pode trazer fadiga, dores de cabeça, ansiedade, depressão e distúrbios relacionados ao sono. Pode ser causada por diversos fatores de saúde, bem como traumas intensos de cunho físico ou emocional, insônia e infecções em qualquer lugar do corpo.
Mulheres entre 20 e 50 anos são as mais propensas para desenvolver a doença, existem outras que podem ser idêntica e até serem confundidas com fibromialgia. Essas são:
» Dores crônicas (pescoço e costas)
» Síndrome da fadiga
» Depressão
» Hipotireoidismo
» Doença de Lyme
Pontos de dor
Existem pontos de dores mais sensíveis e propensos ao desconforto quando se tem a fibromialgia. Esses costumam apresentar uma característica peculiar, a simetria. Ocorrem em ambos lados do corpo, na mesma proporção e localização, simetricamente correto.
Os principais pontos são:
» Laterais inferiores frontais do pescoço
» Parte superior do tórax
» Parte interna dos cotovelos
» Logo acima da parte interna dos joelhos
» Nuca
» Alto dos ombros
» Alto das costas (omoplatas)
» Acima das nádegas
» Quadris
Uma informação importante sobre a doença, é de que ela não é um transtorno consistente. Isso significa que não há lado ou lugar extremamente correto para que sejam sentidas as dores, elas podem se alterar sozinhas e sem controle. A intensidade das mesmas, também, dependem exclusivamente do seu corpo.
Em todos os casos, você deverá manter acompanhamento médico e se orientar através de especialistas sobre os possíveis medicamentos que amenizam a dor e os tratamentos adequados para o seu específico caso. A terapia mental e emocional são dois pontos que fazem parte direta do tratamento.
Principais sintomas da doença
» Agressividade ou raiva
» Mudanças de apetite
» Desamparo
» Pânico ou medo
» Menos sono
» Mais sono
» Problema de concentração
Há vários tipos de profissionais que são especializados na área da doença, contudo você precisará encontrar aquele que melhor lhe cabe ao caso. Psicólogos e psiquiatras são os principais ajudantes no tratamento. Entenda que a doença é mais mental do que física, sendo assim, o tratamento também deverá tomar âmbitos psíquicos.