Você também tem percebido como os noticiários vem informando o racionamento de água em todo o mundo? Essa preciosidade tem ficado cada vez mais escassa, e não é pra menos, considerando a quantidade de água gasta diariamente com lavagens de calçadas e outros afazeres desnecessários. Ninguém pensou que isso um dia pudesse acontecer, mas essa falta tem se tornado bem real em nosso cotidiano.
Pensando nisso, com certeza já deve ter passado pela sua cabeça algo do tipo “quantos dias um ser humano consegue viver sem água?”. Para respondê-lo, nós elaboramos esse interessante artigo. Continue o acompanhando e se surpreenda com o tempo em que dá para continuar vivo sem tomar água ou fazer ingestão de líquidos.
Primeiramente, nós precisamos saber que a água é responsável por cerca de dois terços do nosso corpo. Dentre suas principais importâncias, a denotaremos como indispensável ao funcionamento da:
- Circulação;
- Sistema digestivo;
- Respiração;
- Conversão de alimentos em energia;
- Processos corporais;
Lembrando também que fazemos contínuas perdas de água diariamente, através do ato de suar, nas necessidades bilogias e respirar. A reabastecimento dessa água é imprescindível para que possamos viver bem e com todos os órgãos funcionando corretamente. Quando a água começa a fazer falta no corpo, sucede-se então uma quantia exagerada de problemas que podem levar até mesmo a óbito. Quando a desidratação ocorre, há o engrossamento do sangue.
O engrossamento do sangue impede que haja o funcionamento do coração e o coração impede que haja o funcionamento dos demais órgãos. Devido a todos esses fatores, podemos informar sem sombra de dúvidas que um ser humano normal (sem nenhuma complicação) pode ficar até 5 dias sem fazer ingestão de água. Alguns chegam a ter tempos menores como 2 a 3 dias. Com o tempo, vai ocorrendo a degradação dos sentidos como:
- Olfato
- Visão
- Paladar
- Tato
Além é claro de ter quedas significativas em sistemas corporais, como o respiratório, digestivo e circulatório.
1 dia sem água – Engrossamento da saliva, perda de frequência urinária e urina forte.
2 a 3 dias sem água – A urina cessa, o corpo começa a gerar rachaduras, os olhos se tornam fundos e sem lubrificação e ainda aumenta os batimentos cardíacos.
4 dias sem água – Resultado de perda dos movimentos, cansaço, vômito e diarreia.
5 dias sem água – Estado de choque, pele azulada, perda de pressão sanguínea, morte.
Benefícios da água ao corpo
- Hidrata o corpo
- Protege os órgãos
- Previne constipações
- Dissolve minerais e nutrientes
- Regula a temperatura do cérebro
- Lubrifica as articulações
- Reduz o desgaste do corpo
- Leva oxigênio e nutrientes as células
O limite do corpo humano é de 5 dias.