Sedentarismo
O sedentarismo vem tomando conta de toda população atual. Não somente no Brasil, mas também em muitos outros países, subdesenvolvidos ou não. A epidemia de obesidade vem tomando conta de vários âmbitos mundiais se tornando uma preocupação entre os governos.
Isso acontece porque cerca de 60% da população mundial não faz exercícios físicos regularmente. Dentre esses, cerca de 50% das pessoas que morrem de infarto, acontece devido o sedentarismo. Dentre os adultos, os mais comuns a sedentários são mulheres (donas de casa), idosos, pessoas de baixa renda e deficientes físicos.
Quando começa?
Os índices comprovam que as pessoas começam a entrar para o sedentarismo, quando ainda são adolescentes e trazem os maus hábitos para a fase adulta. A falta de exercício físico implica em muitos problemas como má circulação do sangue, aumento significativo de peso e problemas relacionados a saúde.
Causa
A principal causa do sedentarismo moderno, é o estilo de vida cada dia mais parado. Hoje em dia, dificilmente encontraremos pessoas que fazem atividades físicas desde os tempos da adolescência. O prazer em se exercitar se perdeu, isso devido ao computador, internet, televisão e outras tantos atrativos.
Para entrar no parâmetro dos não sedentários, é necessário que você faça qualquer exercício físico aeróbico de 4 a 5 vezes por semana. No mínimo, a atividade física deve durar cerca de 40 minutos. Os exercícios ajudam na circulação correta do sangue, no baixo nível de colesterol e muitas outras áreas.
Dicas para deixar o sedentarismo aos poucos
- Caminhe 4 vezes por semana
- Preferir as escadas
- Estacionar sempre mais distante do seu destino
- Evitar a escada rolante
- Levantar para fazer qualquer atividade ao invés de usar telefone e computador