Separar a vida profissional da vida pessoal é uma questão ética e lógica. Iniciar um relacionamento no trabalho pode gerar diversas contendas desagradáveis entre os funcionários e seus superiores, os mesmos problemas poderão até mesmo se interligarem com a baixa produtividade.
Namorar um colega de trabalho é algo não-permitido no âmbito trabalhístico de muitas empresas. Isso porque o funcionário que se relaciona com outro, tende a ter um de foco muito maior em outra distração no mesmo ambiente. Decorrente disso, haverá uma queda expressiva na linha de produção.
Ter pessoas muito próximas dentro do seu ambiente de trabalho, causa queda de rendimento não só por parte daqueles que estão se relacionando, mas também dos colegas mais próximos. Outro ponto chave: Uma discussão entre o casal na organização no meio do expediente, poderá custar a ambos o emprego.
O ciúmes é algo acaba com o companheirismo, uma vez que você se sente enciumado com relação ao parceiro estará gerando um convívio ruim entre os companheiros, fazendo com que haja o individualismo.
Além disso, conversas indesejadas irão surgir nos corredores sobre o casal de funcionários e gerará certos desconfortos. O relacionamento estará exposto. Se você realmente quer viver um romance com um colega, o mais recomendado é que tenha disciplina pra conseguir separar a relação profissional da pessoal.
O que não fazer?
- Antes de se aventurar em um romance no trabalho, pense bem.
- Não envie bilhetes ou e-mails pessoais do seu computador de serviço.
- Evite apelidos que costumam chamar um ao outro fora do expediente.
- Nada de criar situações para ficar a sós.
- Evite usar o telefone para trocar mensagens durante o expediente.
O que fazer?
- Haja como profissional.
- Seja racional, você está em um ambiente de trabalho regido por políticas internas na qual qualquer deslize pode ser determinante para a demissão.
- Haja sempre com respeito, ainda que em seu interior sinta ódio do parceiro.
- Mostre que é uma pessoa de bom senso e que sabe discernir a vida pessoal da profissional.
Cabe a cada um agir segundo suas limitações e interesses, nesse tipo de ambiente é preciso demonstrar profissionalismo. Os relacionamentos devem ser deixados para fora da organização, separando sempre ambas as coisas.
Saber equilibrar as áreas de sua vida é essencial para o seu sucesso!