Como já é de conhecimento da maioria das pessoas no Brasil, o vírus HIV é o responsável pela ocorrência da AIDS, doença sexualmente transmissível que incapacita as defesas e o sistema imunológico do indivíduo.
Apesar disso, o contágio do HIV é silencioso, podendo facilmente passar desapercebido. Os primeiros sintomas evidenciam a fase assintomática da doença, na qual o vírus é incubado e só se manifesta ativamente após 8 a 10 anos.
Transmissão do HIV
O vírus HIV não suporta muito tempo fora do hospedeiro, ou seja, em contato com ambientes externos, o vírus morre rapidamente e fica impossibilitado de agir depois disso. Para que a transmissão ocorra, é necessário contato mais efetivo entre os corpos, principalmente as mucosas, onde o contágio é mais fácil.
A principal forma de contágio é por relações sexuais sem camisinha. Também é possível adquirir o vírus compartilhando seringas usadas, em transfusões de sangue, ferramentas de manicure não esterilizadas, em contato direto com sangue contaminado (principalmente em alguma mucosa, nos olhos e boca).
A quantidade viral na saliva é muito baixa e não é capaz de transmitir o vírus, por exemplo, por um beijo (a não ser que haja a presença de feridas na boca da pessoa contaminada e a outra pessoa entre em contato com o sangramento). Compartilhar copos e talheres também não influem na transmissão do HIV.
Primeiros Sintomas
Os primeiros sintomas da AIDS são bem comuns e por isso podem ser confundidos com uma gripe ou outra complicação comum. Costumam aparecer nos primeiros dias após a infecção ou no máximo pouco mais de uma semana após a infecção.
Os sintomas caracterizam-se com:
- febre alta
- dores de garganta
- tosse seca
- mal estar geral
Sintomas na fase de atividade
Após os 8 ou 10 anos da fase assintomática, o vírus HIV pode finalmente agir com mais efetividade no organismo hospedeiro. Nessa fase, os sintomas são mais agressivos e mais perceptíveis pelo paciente.
Esses sintomas são caracterizados por:
- tosse seca e prolongada
- febre alta
- inchaço dos gânglios linfáticos
- dores de cabeça
- suor noturno
- dor nas articulações
- emagrecimento
- cansaço
- diarreia
- erupções da pele ou manchas avermelhadas
- candidíase
As informações sobre a AIDS estão cada vez mais difundidas atualmente. Quando se trata principalmente sobre relações sexuais, todo cuidado é pouco. Use sempre preservativos e evite compartilhar agulhas, aparelhagem de manicure e lâminas de barbear não esterilizadas ou usadas e fique atento aos demais casos em que risco seja possível.