A resposta para essa pergunta é um pouco difícil, pois vai depender da condição de saúde de cada mulher, das coisas e remédios que ela consome e de sua frequência de atividade intima
Normalmente, a gravidez é representada pela ausência de menstruação, o que então poderia responder a pergunta como “não”. Porém, existem alguns quadros que possam elucidar esse sintoma.
Pouca menstruação, o que pode ser?
O uso contínuo de anticoncepcionais acaba por diminuir a quantidade da menstruação como também os dias de sua duração. Dessa forma, e até comum que algumas mulheres tenham períodos menstruais estranhos e curtos algumas vezes na vida.
Isso pode sim ser confundido com gravidez, afinal pouca menstruação pode não ser de fato a menstruação. Além disso, outros quadros podem fornecer esse sintoma, o que vai depender da saúde da mulher.
Algumas doenças sexualmente transmissíveis, infecções, fungos ou disfunções hormonais podem comprometer a menstruação e causar esse efeito curto no período ou até evitar que ele aconteça.
Mulheres com ciclos irregulares e que não tomam anticoncepcionais para regular o ciclo, podem sim passar por momentos como esse. Porém, isso pode ser ajustado com medicamentos e outros métodos.
E quando é gravidez?
Existe uma possibilidade. Algumas mulheres experimentam um leve sangramento vaginal quando estão grávidas. Esse sangramento ocorre quando o embrião se fixa na parede do útero, e costuma ser bem pequeno mesmo, as vezes podendo não acontecer ou não sendo perceptível no primeiro momento.
Ele pode ser facilmente confundido com “pouca menstruação” quando na verdade não é a menstruação em si. Outra possibilidade são alguns problemas durante a gravidez que podem apresentar sangramentos mais contínuos depois.
Seja qual foi o sangramento, é importante se consultar o mais rápido possível em um ginecologista para saber o que está acontecendo. Alguns probemas durante a gravidez podem comprometer a vida e a saúde do bebê.