A poluição do ar é um dos problemas ambientais mais frequentes do mundo atual, principalmente nas grandes cidades. A maior causa é a queima de combustíveis fósseis, tal como o carvão mineral, combustíveis, etc, que agridem com muita intensidade a atmosfera terrestre.
O dióxido de carbono e o monóxido de carbono são as principais substâncias liberadas por essas queimas. Os combustíveis fósseis são responsáveis pela geração de energia que alimentam os setores de transportes, elétricos e industrias em todo o mundo, fazendo com que sua inutilização seja quase que impossível.
Pesquisas afirmam que as cidades que mais poluem o ar no mundo são: Pequim (China), Karachi (Paquistão), Nova Délhi (Índia), Katmandu (Nepal), Lima (Peru), Arequipa (Peru), Ulan Bator (Mongólia) e Cairo (Egito).
Problemas causados pela poluição do ar
» Doenças respiratórias e de pele;
» Extinção de animais;
» Degradação da flora;
» Destruição do solo;
» Mudanças climáticas;
» Desastres “naturais”;
» Efeito estufa.
Devido a essas e várias consequências que a fauna e flora sofrem. E os seres humanos estão entre os que mais sofrem e várias iniciativas já estão sendo criadas por diversos países, principalmente por ONG’s e pela ONU. Para conter o avanço da poluição, que vem degradando gradativamente o mundo.
Iniciativas para conter a poluição do ar
» O Protocolo de Kyoto desde a sua fundação vem estabelecendo metas de redução na emissão de gases na atmosfera, principalmente nos países industrializados;
» O avanço da tecnologia está sendo utilizado para criar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não causam nenhum tipo de poluição;
» Vários automóveis de todo o mundo já estão utilizando o gás natural como combustível;
» Diversas pesquisas vem sendo realizadas para que, no futuro, a poluição do ar não seja mais um problema no planeta.