Muitas pessoas adquirem ao longo da vida diversos problemas dentários por inúmeros motivos e por essa razão, pode resultar na perda desses dentes ou na decisão de arranca-los a fim de acabar com os problemas sejam quais forem. Com a idade avançada, também é comum que várias pessoas percam alguns dentes até por questões genéticas.
Atualmente, a medicina vem avançando muito nas áreas odontológicas e os tratamentos e cirurgias estão cada vez mais seguros e menos doloridos. O procedimento de implante dentário também sofreu inovações e mudanças durante os anos de forma com que hoje, os implantes sejam uma opção mais vantajosas na maioria dos casos.
O procedimento consiste primeiramente na extração do dente com problemas e depois da recuperação, uma micro cirurgia para o implante de um pino metálico sobre o osso da mandíbula. O paciente recebe uma anestesia local para não sentir dores e o dentista faz um corte do tamanho necessário para fixar o pino sobre o osso.
Após isso, o dente artificial é “parafusado” nesse pino, de maneira a ficar bem firme e rígido. Os pontos necessários são feitos e as únicas dores que o paciente pode sentir acontecem no pós operatório, porém podem ser controladas com medicamentos receitados pelo dentista.
Todo o processo é simples e costuma dar muito certo na grande maioria dos pacientes. Uma vez cicatrizado, o dente artificial fica com aparência de um dente normal e consegue exercer o mesmo papel de um. O custo do implante e do procedimento pode girar algo entorno de R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00 por dente implantado.