Compra de carros usados
Comprar um carro usado, pode ser um tanto burocrático. Você deverá tomar todas as medidas necessárias para intensificar a transferência do veículo e ainda concretizar a transação assim que houver aprovação do carro. Uma revisão básica com um mecânico de sua confiança irá ajudar a decidir pela compra ou não, inicialmente.
Caso tenha decidido por efetuar a compra, o documento de transferência só poderá ser assinado junto a um cartório pelo atual e futuro proprietário. Isso deverá ocorrer durante o ato de reconhecimento de assinatura. Depois de autenticado o documento, ele deve ser entregue ao Detran.
O prazo para entrega do documento para dar continuidade ao trâmite é de 30 dias. O valor deve ser pago em cheque visado, garantindo os direitos de quem está comprando como de quem está vendendo o veículo. De toda documentação, tire ao menos duas cópias, essas lhe servirão como garantia para melhor realizar o processo.
O recibo de transferência é um dos documentos mais importantes nesse período, guarde-o com cuidado e tire uma cópia para manter seu direito seguro. Ele também comprovará que as eventuais multas que ocorrerem a partir data de pagamento não são suas, garantindo o direito de defesa num caso desses.
Várias infrações e o acúmulo de pontos retirados da carteira podem trazer a anulação do documento. Garanta seus direitos, tendo em mente e em mãos todos os detalhes de documentos utilizados durante esse processo. Em caso de qualquer dúvida, consulte um advogado ou se dirija até uma agência do Detran.
Documentação
» Comprovante do pagamento do IPVA
» Comprovante de pagamento do Seguro Obrigatório
» Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos
» Certificado de Transferência (recibo) datado
» Quarta via de importação (a veículos estrangeiros)
Os documentos pessoais de ambos os envolvidos no processo também devem ser disponibilizados, bem como RG, CPF e afins. Esses serão úteis para garantia de transferência. Não esqueça de maneira nenhuma de guardar a cópia de todos os documentos para o caso de eventuais procedimentos errados.
Dicas para evitar fraudes
Não se arrisque comprar um veículo às cegas. Tente revisá-lo e orientar-se a partir da avaliação de um mecânico de sua confiança e experiente. Não acredite em anúncios de jornais onde o preço está muito em conta. Eles, na maioria das vezes, escondem problemas.
No caso de financiamento, procure o gerente do banco onde irá financiar o automóvel e esteja por dentro dos procedimentos feitos. Indicamos que sempre procure uma concessionária licenciada quando optar por veículos usados. Eles podem lhe trazer mais segurança e conforto durante a negociação e ato de compra.