Atualmente, conquistar uma forma anatômica muscular dentro dos padrões de beleza é o sonho de milhares de jovens pelo mundo que buscam formas e meios diferentes para conquistarem seus objetivos.
Seja qual for o método escolhido, a segurança e alimentação são essenciais. Isso porque malhar demais e não ingerir o que é necessário para continuar com os exercícios pode trazes sérias consequências, como também fazer séries de exercícios que não próprios para o metabolismo e condição física individual pode retardar o processo de definição.
A avaliação física feita por um profissional é indispensável para execução correta dos exercícios e para relacionar o peso, a gordura corporal e condição energética com os alimentos corretos a serem ingeridos.
Normalmente, para auxiliar na malhação e definição, o indivíduo deve consumir alimentos nutritivos, ricos em proteínas, carboidratos e com grande potencial energético.
Esses alimentos são muito comuns e fáceis de serem encontrados nos mercados urbanos. Basicamente, os alimentos variam de carnes em geral, peixes (em geral mas também especificadamente salmão), arroz, nozes, galinha, ovos, queijos, pães e massas em geral, e batatas.
Essa larga base alimentícia balanceada com os exercícios corretos podem fornecer energia e condições proteicas para a definição dos conjuntos musculares e proporcionar a forma corporal desejada. Os horários também influenciam bastante no desempenho das atividades físicas. Alimentar-se várias vezes ao dia – alimentação leve de 3 em 3 horas – e não ir para os treinos com fome são pontos essenciais a serem levados em consideração.
Ao dar inicio a um treino físico cujo o objetivo principal é definir a musculatura, é importante que o individuo faça uma avaliação física. A avaliação física mostra a quantidade de gordura corporal que o indivíduo precisa perder, os tipos de alimentos que o mesmo deverá consumir, para então dar inicio as séries de exercícios físicos que irão auxiliar na conquista de formas anatômicas mais definidas.
É importante ressaltar que a definição muscular ocorre através de exercícios específicos, e o ganho de massa muscular ocorre a partir do consumo de alimentos nutritivos e energéticos e também do consumo de suplementos, pois ambos ajudam a proporcionar formas mais definidas à musculatura. Ressaltando que é necessário buscar a orientação de um médico nutricionista, pois o mesmo apto a orientar o tipo de alimentação e suplemento mais adequado.
Segue logo abaixo um anexo contendo os tipos de alimentos que auxiliam no ganho de massa e que auxiliam na definição muscular.
Alimentos –
- – Peixes;
- – Carnes em geral;
- – Ovos;
- – Galinha;
- – Arroz;
- – Nozes;
- – Massa em geral;
- – Queijos;
- – Todos os tipos de pães;
- – Salmão;
- – Batatas;