Características geográficas do Brasil

Nesse artigo veremos como é distribuída as principais características geográficas do Brasil e saber como essa diversidade contribui para os inúmeros fatores de diversificação do seu ecossistema.

O Brasil é um dos países destaques que compõem a América do Sul, tem sua área total em aproximadamente 8.514.876 quilômetros quadrados. É considerado o quinto maior país do mundo e além disso, ainda se destaca por possuir três fusos, graças á sua expansão territorial.

Por ser um país muito amplo, o Brasil consegue fazer fronteiras com diversos países da América do Sul, exceto com o Chile e com o Equador. Tem por base de relevo diversas planícies e planaltos.

O clima se divide entre as regiões, onde o Norte é quase todo semi-árido, o Nordeste é árido e o Sul, Sudeste e Centro-Oeste com características altamente tropicais.

O ritmo tropical é um dos mais relevantes climas que se dá por suas chuvas, e por esse motivo o Brasil possui uma diversificação de relevo em alguns pontos do ano.

Quais características geográficas do Brasil?

 

O relevo se divide em dois planaltos

* Brasileiro

* Planalto Atlântico: ocupando o litoral do nordeste ao sul, composto por serra e chapadas;

* Meridional: ocupando o sul e o sudeste, composto por terras sedimentares, com larvas basálticas e a famosa terra roxa;

* Central: ocupando a região centro-oeste, composto por planaltos cristalinos e sedimentares.

* Guiana: no norte do país, composto pelo pico da neblina e 31 de Março.

 

No país podem ainda se encontrar diversas massas de ar, tais como a equatorial, a continental, a polar e a oceânica. Com isso a modificação de clima se torna ainda mais frequente perante toda a sua extensão. Esses fatores se cruzam em diversas fases do ano. Quando duas dessas massas se chocam, dizem-se que irá acontecer uma frente – sendo ela quente ou fria.

 

Temperatura das massas

* Equatorial atlântica: quente e úmido;

* Tropical continental: quente e seco;

* Equatorial continental: quente e muito úmida;

* Tropical atlântica: quente e úmida;

* Polar atlântica: fria a úmida.

 

Se constitui em um país rico em sua biodiversidade, com diversos rios e lagos que se alimentam da chuva para se manterem durante o período da seca. Alguns desses rios encontrados no Brasil, produzem uma grande porcentagem da energia utilizada em toda a sua região através das usinas hidrelétericas.

O Brasil então é compreendido em diversos aspectos – como a sua cultura, clima, relevo, território, vegetação, hidrografia, tradição, pontos turísticos e vários outros fatores – como um dos países mais gloriosos em sua diversidade, em seu carisma e conforto que proporciona aos seus habitantes e viajantes que visitam sua área.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *