Ao entrar na fase gestacional, a mulher começa a apresentar alguns sintomas muito característico dessa condição. Apesar de serem um tanto quanto denunciantes, também podem ser confundidos com outras alterações do organismo, portanto, alguns dos sinais são mais confiáveis do que outros. É importante ter consciência sobre os prováveis sintomas em que caso de existir realmente a possibilidade de uma gravidez, para que os procedimentos corretos sejam tomados.
Tratando-se de sintomas, todos são classificados de acordo com o seu nível de confiabilidade, certeza e exatidão. Por isso os mesmos podem ser reconhecidos a partir dessas mesmas categorias. Quando a mulher pratica uma relação íntima sem qualquer tipo de proteção, ou ocorre a falha da mesma, o primeiro sintoma perceptível é a ausência do fluxo menstrual que deveria acontecer normalmente. No entanto, esse pode ser um sintoma que lembra a gravidez, mas que pode ser provocado por outro fator.
Estresse, enfermidades, alimentação incorreta, uso de medicamentos, podem interferir no ciclo menstrua, portanto não é um sintoma totalmente proveniente da gravidez. Da mesma forma acontece com náuseas, vômitos, fadiga, excesso de micção, sensibilidade dos seios, ocorrem na gravidez, mas não são determinantes para essa condição. A sensibilidade dos seios. Por exemplo, também, é grande característica da chegada do fluxo menstrual, algo que contradiz uma gestação.
Os sintomas mais prováveis que indicam a gravidez em maioria dos casos, mas eles possuem uma margem de serem falsos, por também serem causados por outros motivos. E em outras palavras, também podem estar associados uns com outros, como o atraso do fluxo e dor nos seios, enjoos e desejo estranhos por determinados alimentos. Mas os sintomas são um pouco relativos, porque cada organismo feminino irá responder uma maneira diferente, algumas sentem enjoos nos primeiros meses, outras já afirmam não sentir nada.
Um aumento visível do abdômen pode ser provável de gestação, desde que não seja o comum inchaço que antecede a menstruação, tão pouco o ganho de peso. Outros sintomas prováveis são, mudanças na pele, salivação excessiva, sensação de movimento no abdômen e aumento dos batimentos cardíacos, bem como da temperatura. O ideal é realizar o exame de gravidez e ter a certeza definitiva, para que se inicie logo o pré-natal.