Para entender como ocorre a transmissão dos patógenos, é interessante que antes procure se envolver sobre a forma como são iniciados seus agentes biológicos. Vamos esmiuçar abaixo mais sobre esse assunto (tão pouco estudado ainda). Confira abaixo.
O que são os patógenos?
Os patógenos são todos aqueles agentes de cunho biológico que podem ser transmissores de doenças. Eles também são chamados de patogênicos e geralmente são os principais ativos na transmissão e relação de uma doença, em casos de epidemia especificamente.
Para que você esteja livre de tais, é indispensável que mantenha uma boa saúde. Os anticorpos presentes em nosso organismo são os principais ativos que lutam contra os patogênicos.
Como eles fazem sua transmissão?
Há especificamente cerca de 10 formas diferentes para que sejam propagados. Os micro-organismos são poderosos e não podem ser eliminados facilmente, já que só é possível observá-los com a ajuda de um microscópio. É possível que a transmissão ocorra das seguintes maneiras:
- Através de suínos
- Através das fezes ou urina
- Via aérea
- Através de humanos
- Através de outros animais
- Através de veículos
- Através de alimentos e água
- Através de fômites
- Através da comunidade local
- Transmissões desconhecidas
A classificação dos patógenos é feita da seguinte forma:
- Vírus
- Bactérias
- Parasitas
- Fungos
- Vermes
Qualquer um destes é um agente biológico, por sua vez, possuem a capacidade de fazer a transmissão de várias doenças. Costumam ser agravantes em ambientes onde há o mínimo de higiene possível. A falta de cuidados com o corpo ou a baixa da imunidade podem ser fatores determinantes para abertura do organismo a um patógeno.
No caso de animais, é importantíssimo que o dono esteja protegido e não tenha contato direto com animais contaminados. Deve-se evitar todo tipo de contato com as fezes ou a urina do animal, lembrando sempre de manter unhas cortadas e limpeza frequente.
Principal transmissor
O principal agente transmissor dos patógenos é a água. Ela é capaz de fazer a veiculação dos mesmos por meio de vários outros transmissores como os alimentos. É possível que a mesma faça contaminação de vários locais como refeitórios, piscinas, vestiários e centros de abastecimento.
Além disso, contribui para que esses mesmos patógenos tenham contato com o ar e também com o solo, fazendo com que dessa forma seja ainda mais fácil ocorrer a transmissão. Contudo, algumas práticas simples podem ser eficientes na prevenção, conheça-as abaixo:
- Higiene pessoal
- Desenvolvimento de metodologias eficientes de saneamento básico
- Cuidado ao ingerir alimentos e água
- Possuir vacinação em dia
- Evitar locais com pouca ventilação
- Evitar locais com grandes quantidades de pessoas
A qualquer tipo de sintomas que decorrem de doenças transmitidas por patógenos, procure a unidade de saúde mais próxima de você.