Desde os primórdios de sua existência, os seres humanos enfrentaram uma grande quantidade de inimigos, desde os grupos de outros seres humanos, grande animais, tempos de seca, de fome, climas quentes e frios e uma série de desastres naturais documentados em várias culturas.
Além de todas essas complicações, nossa espécie sempre enfrentou inimigos invisíveis, compreendidos como castigos divinos, maldições entre outras coisas, as enfermidades e pestes que atingiram a humanidade sempre foram um grande mistério. Só depois dos adventos da revolução científica veio a se saber da existência das bactérias e vírus causadores das doenças.
O que é vírus?
Os vírus podem ser considerados como organismos biológicos que geralmente utilizam hospedeiros para se reproduzir por meio das células do indivíduo. Devido a grande capacidade de reprodução, os vírus são capazes de se alastrar por todo o corpo do hospedeiro em pouco tempo, como também serem transmitidos a outros hospedeiros de diversas formas.
Esses organismos são geralmente compostos de uma barreira lipídica ou de diversas proteínas que envolvem o ácido nucleico, que pode ser RNA ou DNA. São muito menores que uma célula, como também não contém nenhuma em sua composição biológica.
Doenças causadas por vírus
As doenças virais ou causadas por ação dos vírus são talvez as mais temidas. Isso porque essas doenças são geralmente contagiosas e se alastram numa velocidade incrível, podendo contaminar países e até continentes inteiros em questão de dias. Um exemplo disso foi a Gripe Espanhola que acabou por matar milhares de pessoas e se espalhar por uma vasta área da Europa.
Atualmente, utilizamos de vacinas para nos imunizar e impedir o contágio com os vírus e usamos vários medicamentos caso não exista vacina para a enfermidade. Os tratamentos são diversos e em grande parte dos casos levam o paciente a cura ou ao estágio de estabilização da doença.
Alguns exemplos de doenças causadas pela ação de vírus são a Catapora, a Dengue, a Ebola, a Caxumba, a Febre Amarela, Febre Aftosa, Gripe, Gripe Suína, Gripe Aviária, Hepatite A, B, C e D, Herpes, Poliomielite, Aids, HPV, Sarampo, Varíola, entre outras mais comuns ou mais raras.