A sinuca é um jogo tradicional das elites inglesas provavelmente inventado por volta de 1875 e se baseia em acertar o bolão (bola branca) com o taco para que este venha a derrubar as outras bolas da mesa nas caçapas (buracos nas extremidades da mesa). O jogo da sinuca ganhou imensa popularidade no Brasil desde sua chegada.
É quase impossível achar no país algum bar que não tenha uma mesa de sinuca. Sendo apenas um passatempo de amigos durante as bebedeiras no bar ou levado a sério como esporte e entretenimento, a sinuca está presente no cenário brasileiro de forma muito significativa. O país possui atletas de primeira e inclusive campeões mundiais.
O termo sinuca também é algo que ganhou vida no Brasil. Aconteceu pela flexão do nome inglês do esporte Snooker, que com o tempo a prática pelos brasileiros foi ganhando a sonoridade “Sinuca”. Hoje em dia o nome é tão simbólico que poucas são as pessoas que conhecem o nome original do jogo de mesa inglês.
A sinuca brasileira possui algumas regras diferentes da inglesa e estadunidense. Aqui, temos uma par de regeras e estilos de jogos regionais e uma regulamentação oficial de todas. A regulamentação prevê os estilos de jogo, as regras gerais e a configuração da mesa, tacos e bolas de sinuca em todos os aspectos.
A altura de uma mesa de sinuca de acordo com a regulamentação oficial do Brasil deve ser entre 800 mm a 850 mm, ou seja, 80 cm a 85 cm. As extremidades podem variar de acordo com o estilo da mesa, seja ela infantil, semi oficial, oficial ou profissional.