Qual a profundidade do mar?
Dentre todos os estudos feitos sobre o oceano, o mais profundo ponto se encontrou é a Fossa das Marianas. Precisamente ela é encontrada no Oceano Pacífico. A profundidade se encontra em 11.500 metros abaixo da superfície do mar. Essa é a maior profundidade registrada até os dias de hoje.
A mesma foi descoberta depois de vários anos de pesquisas feitas na Micronésia. Os submarinos usados eram próprios para suportar níveis intensos de pressões e temperaturas mínimas. Antes disso, em 1960 o último registro constatou que a profundidade encontrada era de apenas 11.000 metros abaixo do nível do mar.
Quem descobriu essa profundidade, foram os mergulhadores Jacques Piccard e Donald Walsh, esses fizeram sua viagem através de um submarino que foi chamado de Triest I. Ele é revertido com materiais específicos, muito mais resistentes do que os comuns submarinos.
O fundo do mar, ainda é uma incógnita para muitos pesquisadores. Ele reserva milhares de segredos que ainda não há registros de que sequer um homem na terra, desvendou. A recente descoberta, foi o ecossistema que atinge níveis absurdos de intensidade.
Lá, é possível encontrar seres diferentes que resistem as extremas condições de vida. O mesmo se desenvolveu onde era impossível haver vida. Além disso, a luz do Sol não penetra as extremidades do local e não produz calor. É um milagre da natureza.
Estudos comprovaram que a Fenda das Marianas ou Fossa das Marianas é tão grande que caberia o Monte Everest facilmente dentro do “buraco”. Ainda sobraria cerca de mais de 2 mil quilômetros para preencher completamente o lugar. É o ponto de maior dificuldade para se chegar do mundo!