A ditadura brasileira mais conhecida, instalou-se mediante a golpe militar para revenir que os movimentos comunistas tomassem conta do país. Esse período foi marcado por avanços em vários setores e retrocesso em outros, além de estagnação e queda econômica no final do governo militar. As torturas militares em civis, os assassinatos e a repressão em diversas áreas de informação deixaram o povo descontente – em grande parte pela força das mídias.
O movimento das Diretas Já como o nome já sugere, dava seus passos em direção a liberação de eleição presidencial direta. Essa ideia não foi muito bem recebida pelo governo militar que até então detinha a presidência. Esse movimento, idealizado em 1983, começou com tímidas manifestações em alguns estados do nordeste, centro-oeste e sudeste mas logo começou atingir grandes proporções. Também demonstravam a ideia de criação de nova Emenda Constitucional.
O ápice do movimento aconteceu no aniversário de São Paulo, onde aproximadamente um milhão de meio de pessoas condizentes com o Diretas Já se manifestaram . Entre eles, várias personalidades políticas e artísticas se juntaram a favor do movimento e da democracia. Apesar dos esforços, a proposta da emenda foi negada pelo governo militar.
O movimento teve grande iportância por sua continuidade. Mais tarde, Tancredo Neves (líder do movimento) assumiria a presidência do Brasil. Sua morte rápida colocou José Sarney na presidência e a nova Constituição Federal foi elaborada e posta em prática em 1988.