Qual país mais rico do mundo

O cenário de países mais ricos do mundo vem mudando constantemente na economia internacional. Confira neste artigo os 5 países mais ricos do mundo.

Durante a história, vários impérios e potências econômicas encontraram prosperidade e prestígio internacional que, para muitos, nunca teriam fim. Porém, se a história tem algo a ensinar, é sem dúvida alguma o poder do tempo e a efemeridade das coisas. O que parece ser impossível de se transmutar, acaba adquirindo novas faces e reconstruindo diferentes cenários.

A primeira e a segunda guerra mundial talvez sejam os exemplos mais próximos da ação do tempo. A efemeridade de poderosos impérios europeus ruiu, promovendo, além de perdas humanas e materiais, a base de novas potências mundiais como os Estados Unidos e a Unidão Soviética, por exemplo. O fim da bipolarização acentuou o crescimento de muitas outras nações asiáticas, europeias e sul americanas que hoje mostram ascensão no mercado internacional.

Os países mais ricos do mundo

Há muitas formas de avaliar a riqueza de um país, porém, de maneira geral, esse dado é averiguado pelo PIB (produto interno bruto) de cada nação. Atualmente, percebemos o aumento no PIB de países como China, Japão, Alemanha e França, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Segundo os dados do FMI, a ordem seguinte:

Os Estados Unidos é o país mais rico do mundo atualmente (foto: reprodução)
Os Estados Unidos é o país mais rico do mundo atualmente (Foto: Reprodução)

França – Com um PIB de aproximadamente 2.932.040 (trilhões) de dólares anuais, foi vencedora na segunda guerra mundial e é uma potência também no quesito militar. Atualmente ocupa a 5ª posição na lista de países mais ricos do mundo.

Alemanha – Apesar de sair perdedora na segunda guerra mundial, o país e o seu grande potencial industrial é o mais rico da Europa, o 4º  mais rico do mundo. Possui PIB aproximado em 3.701.100 (trilhões) de dólares anuais.

Japão – Também perdedor da segunda guerra mundial,conseguiu a ascensão econômico graças a ajudas internacionais que reconstruíram o país e reviveram o potencial industrial já muito forte na época do conflito. Com PIB de aproximadamente 6.108.630 (trilhões) de dólares, o país ocupa a 3ª posição nos países mais ricos do mundo.

China – Uma das grandes surpresas de desenvolvimento econômico e industrial. A China, com toda sua diversidade étnica, vasto território nacional e enorme disponibilidade de recursos naturais, alcançou patamares antes não imaginados. Com PIB aproximado em 7.700.370 (trilhões) de dólares anuais, é a principal concorrente ao primeiro lugar na lista dos países mais ricos do mundo.

Estados Unidos – Vencedora da primeira e da segunda guerra, a nação norte-americana constitui o país mais rico do mundo. Seu potencial industrial vem dos primórdios da revolução industrial, crescendo com os ideais liberalistas e suas reformulações, além dos esforços de guerra e boa administração pública. Seu PIB anual é de aproximados 15.524.180 (trilhões) de dólares.

Possíveis mudanças

Apesar dessas estruturas econômicas parecerem altamente sólidas, o crescimento rápido de países emergentes vem mudando o cenário mundial novamente. Os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) tem desbancado antigas potências e se firmado em altas posições de acordo com PIB de suas nações.

As previsões do FMI indicam que, por exemplo, a República Popular da China (atualmente o segundo país mais rico do mundo) superará os Estados Unidos até 2030, segundo os padrões de seu crescimento econômico. Além disso, da lista descrita acima somente os Estados Unidos e China permanecerão em grande ascensão.

Segundo o FMI, o Japão despencará à 5ª colocação (o que não significará diminuição no PIB e sim maior crescimento de outros países), seguido pelo Brasil em 4º lugar e a Índia em 3º.

 

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *