O uso dos anticoncepcionais já está muito difundido entre as pessoas e cada vez é mais comum a utilização desse método para evitar a concepção em um relacionamento a dois ou também para regular o ciclo irregular em alguns casos. Seja para qual motivo, as pílulas mantém sua utilidade comum que é a contracepção.
Porém, mesmo com a grande quantidade difundida e utilizada, ainda existem muitas dúvidas quanto ao uso, o funcionamento da pílula e os possíveis efeitos no corpo que podem ocorrer. Existem vários casos e situações em que as mulheres ficam em dúvidas ou até desesperadas com algumas coisas que podem acontecer e que frequentemente são normais.
É possível sim, que a menstruação sofra um atraso mesmo quando a mulher está consumindo anticoncepcionais. Esse quadro é normal e pode acontecer por vários motivos. Normalmente nos primeiros meses de uso, o corpo ainda não está acostumado com as dosagens de hormônios e isso pode resultar no atraso menstrual.
Outros motivos como complicações emocionais – stress – podem fazer com que a menstruação atrase ou venha mais rápido. As vezes o próprio efeito normal do anticoncepcional pode fazer com que isso aconteça e durante a pausa de 7 dias do consumo a menstruação não venha. Em qualquer caso, o aconselhado é fazer imediatamente um exame de gravidez para evitar qualquer preocupação desnecessária.
Caso não seja gravidez, a mulher pode iniciar uma nova cartela mesmo não tendo vindo a menstruação. Porém, o melhor é que se espere até o período menstrual e para iniciar uma nova cartela. Enquanto isso, pode-se ter relações sexuais desde que sejam com a utilização de preservativos de látex, pois as chances de engravidar aumentam.