Quem pode comungar na igreja católica?

Saiba neste artigo quem pode comungar na igreja católica. Além disso, fique por dentro dos significados dessa palavra e o que ela representa aos cristãos católicos. Confira!

Sacramento

Cada religião possui regras que devem ser seguidas de acordo com sua crença, a igreja católica prega os ensinamentos de Jesus Cristo, seus seguidores acreditam fielmente na palavra de que este é filho de Deus enviado à terra para estabelecer uma aliança com os homens. A vinda de Jesus Cristo compreende um pacto entre o criador e a criatura, ou seja, entre deus e os homens.

E mesmo percebendo a cegueira dos homens, Jesus com toda sua benevolência, foi crucificado para nos salvar. Ele venceu a morte, mostrou aos seus discípulos que havia ressuscitado deixando-lhes um comunicado: “onde for levai minha palavra”.

Com base nos ensinamentos, os cristãos católicos com o passar dos séculos seguiram a ordem do Messias de evangelizar. Não basta apenas levando a palavra, o indivíduo tem que saber o que está proferindo e ter conhecimento aprofundado sobre a mesma. Aí entra o ato de comungar. Primeiramente, antes de sabermos quem pode comungar na igreja, vamos ao significado da palavra.

Comungar  é o ato de compartilhar algo ou alguma coisa com uma pessoa ou grupo. Assim na igreja, os fiéis comungam com o sacerdote de que Cristo é o filho de Deus e que seguindo seu exemplo podemos alcançar a salvação.

Quem pode comungar?

Sacramento
Cálice da comunhão
(Foto:Reprodução)

Seguindo os conceitos da igreja, só pode comungar aquele que for batizado com óleo sacro. O batismo representa o pacto do homem com Deus, é considerado um motivo de benção para toda a vida e também o preparo para receber o corpo e o sangue de cristo na primeira comunhão. O não batizado é incapaz de fazer pregações.

Quem é batizado mas não possui primeira comunhão fica impedido de comungar. É na primeira comunhão que ocorre o recebimento e aceitamento do corpo e sangue, simbolizados perfeitamente pela hóstia e o vinho. É necessário ter realizado o curso de primeira eucaristia para comungar e confessar pelo menos a cada seis meses.

Todos os que possuem vida ativa na igreja podem comungar, compartilhar com o irmão o corpo e o sangue de Cristo. Se praticar pelo menos 1 dos 7 pecados capitais ou ir contra os 10 mandamentos da lei de Deus, você é impedido de comungar e só poderá realizar o mesmo após a confissão. É preciso demonstrar o real arrependimento pelas atitudes errôneas e prometer a si mesmo não cometer o mesmo erro novamente.

Lembrando que comungar em sã consciência torna-se o pecado ainda mais grave. Assim como dizia nosso senhor Jesus Cristo “orai e vigiai“.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *