No Brasil é muito comum ver métodos caseiros para quase todo o tipo de situação. Essa sabedoria popular faz parte de nossa cultura principalmente pelo contato com os povos indígenas e pelas dificuldades de se conseguir diversos produtos durante bom tempo da colonização e do império. O isolamento de muitas comunidades também contribuiu muito para que as pessoas aprendessem a “se virar” com os elementos que lhes eram disponíveis.
A influência dessas receitas centenárias está presente até hoje no imaginário e no dia a dia de muitas pessoas, constituindo parte literal e importante de nossa cultura. Mesmo com uma infinidade de medicamentos disponíveis do mercado brasileiro, muitas pessoas ainda utilizam os métodos naturais ensinados pelos pais e avós.
Principalmente para gripe e tosse, existem muitas receitas que podem diminuir esses sintomas e causar uma sensação de alívio. Confira abaixo algumas dessas receitas caseiras para esses sintomas;
Xarope para Gripe e Tosse
Em uma panela, adicione uma xícara de mel, uma xícara de abaxi picado, uma xícara de talos de agrião, 1/4 de xícara de água e meia xícara de gengibre ralado e ferva por aproximadamente 10 minutos. Caso sobre alguma camada sólida por cima, triture-a no liquidificador e coe logo após se necessário. A cada 6 horas, toma uma colher de sopa dessa receita durante uma semana.
Xarope para Gripe
Em um liquidificador, adicione meio copo de água (cerca de 100 ml), suco de dois limões, meia maça, meia cenoura picada e três colheres de sopa de mel. Bata tudo e tome três colheres de sopa da mistura por dia.
Xarope para Tosse
Em uma frigideira, adicione meia xícara de açúcar a fogo baixo e quando o açúcar ainda estiver branco, adicione três dentes de alho, amassando-os com um garfo, misturando tudo depois que estiver totalmente amassado. Quando a mistura estiver com coloração marrom, despeje meio copo de água de pouco em pouco para não se queimar e vá misturando para o açúcar dissolver. Quando estiver dissolvido totalmente, despeje a mistura em um recipiente e espere esfriar. Consuma três colheres por dia em horários diferentes.