Rios mais utilizados para navegação na europa

No decorrer desta matéria você saberá quais são os rios mais utilizados para navegação na Europa, também ficará por dentro das particularidades de cada um e mais. Acompanhe!

A Europa é dotada por uma abundante hidrografia, mesmo sendo caracterizada por uma região de altos relevos. As veias de importantes rios e suas ramificações também são sinônimos de fronteiras naturais entre um país e outro.

Os habitantes do velho continente, desde os seus primórdios, utilizavam os rios para comercializar com outras regiões e expandir negócios.

O maior rio e o mais utilizado é o Volga, situado na região norte da Rússia na porção europeia. Ele nasce nas proximidades de Moscou e deságua no Mar Cáspio. A via fluvial é muito utilizada tanto para comércio, quanto para transporte, isso porque ao longo de seu curso há diversas cidades que foram erguidas e cresceram com a presença do rio, que é considerado o maior de toda Europa.

Outra importante veia fluvial que corta a Europa de norte a sul, desaguando no Mar do Norte e que desde o império romano é muito utilizada para transporte e comércio, é o rio Reno. Em todo seu curso, o rio é considerado uma região de águas internacionais, isso porque faz fronteiras entre diversos países, da Suíça à Holanda.

Rio Volga.
O Volga é um dos rios mais utilizados para transporte e comércio da Europa. (Foto: Reprodução) Créditos de imagem: http://www.viajarencruceros.com/

Outro rio que serve Paris ao atlântico é o Sena. Por séculos e séculos ele é uma das principais portas de entrada à França, bem como seu curso navegável que, mesmo antes de chegar à capital francesa, passa por diversas cidades ampliando a comunicação. Em sua porção inferior, sendo a principal rota de hidrovia da França, são transportados produtos diversos. O Sena, assim como outros rios importantes, possui real significado em relação a economia local.

Considerado o segundo maior rio da Europa, a via fluvial atravessa o continente de leste à oeste. O mesmo é considerado um dos mais utilizados no continente, referindo-nos ao Danúbio, que nasce nas florestas negras no interior da Alemanha e deságua no Mar Negro (Romênia).

São quase 3 mil quilômetros de extensão, cortando países da Europa central e do famoso “leste europeu”. Em todo seu percurso é notável a importância da arquitetura local e como o rio exerce a influência sobre o povo.

Danúbio é uma importante rota não apenas para transporte mas para o comércio internacional, já que através dele é possível importar e exportar produtos diversos.

O rio Loire tendo sua nascente no centro sul da França e foz no oceano atlântico, faz-se o mais longo do país e com grande relevância quanto a sua utilização, pois banha sete cidades. Possui grande relevância econômica devido as boas condições para navegação. Quanto ao âmbito cultural, o Loire serviu e ainda serve de inspiração para diversos literatos e pintores.

Observação: A maioria dos rios na Europa passaram por um longo e caro processo de despoluição. A medida adotada não foi apenas econômica, mas para manter por gerações a história do povo europeu preservada. Tais rios citados são a identidade do velho continente e ainda serão utilizados por muito e muito tempo.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *