Sarna pega?
Há casos e casos, em alguns é possível sim, outros não. Tudo dependerá exclusivamente do quão próximo o ser humano fica do animal contaminado. Obviamente não é nada indicado que esteja em contato com cobertores ou qualquer outro tipo de coisa do cão que pode estar contaminado com bactérias.
Os cães que são tratados no início da doença não transmitem a mesma. Contudo, os de rua, com toda certeza podem transmitir se entrarem em contato com o corpo humano. A sarna não é uma doença propriamente dos cachorros, ela ataca os gatos e através deles pode também haver o contágio.
Escabiose
A doença é chamada cientificamente de Escabiose. É completamente contagiosa e suas bactérias podem fazer morada em qualquer corpo, seja humano ou não.
Os primeiros sintomas são derivados de uma coceira no lugar onde foi afetado. A perca de pelos também começa a ser frequente e a coceira incomoda bastante.
Não é somente na parte externa que podemos ver os estragos da sarna, ela silenciosamente afeta os organismo internos do animal ou da pessoa que a contrai.
Para evitar nos cachorros, é indicado que você esteja sempre o mantendo longe de outros animais que possam contaminá-lo, além de manter sua higiene em dia.
Tratamento
Para tratar-se, basta somente procurar um veterinário e ele poderá indicar quais os medicamentos necessários para fazer com que seu cãozinho não sofra mais com esse problema. A falta de higiene, de modo geral, tanto em humanos quanto em animais pode ser uma das principais causas de sarna, naqueles que não tem contato com a doença.
Todo o tratamento é feito a partir de remédios, e é contra indicado que você se automedique. Não é viável que haja o contato com outras pessoas se estiver com suspeita de sarna e também evite cães contaminados. Se for detectada a doença, tome no mínimo três banhos diários em água quente.