O sonho de muitos estudantes é conseguir uma vaga em um dos vários de colégios militares espalhados por todo Brasil. Para chegar até lá, eles necessitam passar por uma sucessão de processos seletivos que visem o preparo para o dia tão esperado. Os cursos geralmente são oferecidos juntamente com o Ensino Fundamental e/ou Médio e devem ser respeitadas várias regras gerais que o envolvem todo o processo.
O aluno que deseja realizar o seu sonho e se tornar militar, deverá primeiramente comparecer a uma organização que disponibilize um curso preparatório. Depois disso, será necessário ficar de olho nas provas seletivas que serão o caminho para fazê-lo chegar até lá. Para acompanhá-las, é indispensável que esteja diariamente procurando através do site da força que mais se identifica. Nós indicaremos abaixo o site oficial de cada uma:
Marinha – www.marinha.mil.br
Aeronáutica – www.fab.mil.br
Exército – www.eb.mil.br
Cada tipo de força militar consiste numa específica formação. Existe também a necessidade de ingresso através dos concursos públicos, você poderá fazer sua inscrição através do site oficial e então comparecer ao dia marcado para a prova e testar assim seus conhecimentos. Logo depois, será selecionado ou não e ingressará em uma das unidades.
Cada tipo de força também disponibiliza de provas internas, de maneira que o aluno interessado possa anualmente participar de seus processos seletivos, abaixo conheça as principais escolas de cada força:
Marinha
- Colégio Naval de Angra dos reis
- Escola Naval do Rio de Janeiro
- Centro de instrução almirante Wandenkolk – CIAW
- Centro de instrução almirante Alexandrino – CIAA
- Escola de aprendizes marinheiros – EAMS
- Corpo de Fuzileiros Navais
Aeronáutica
- Escola preparatória de cadetes do ar – EPCAr
- Academia Força Aérea – AFA
- Escola de especialistas da Aeronáutica – EEAr
- Centro de instrução e adaptação da Aeronáutica – CIAAR
Exército
- Escola preparatória de cadetes do exército – ESPCEX
- Academia militar das Agulhas Negras – AMAN
- Instituto militar de engenharia – IME
- Escola de formação complementar – ESFCEX
- Escola dos Sargentos das Armas – EsSA
- Escolar de saúde do exército – EsSEX
Cada uma dessas unidades requerem preenchimento exclusivo de tudo que se pede. Além disso, você precisará fazer a prestação de concurso público a nível nacional, há vagas para estudantes que ainda estão no ensino fundamental, também para quem já foi ao médio. Será indispensável total esforço de sua parte e disciplina nos estudos.
Se tem interesse em dar continuação a sua pesquisa e investir no ingresso, clique aqui e conheça mais sobre as escolas.
Como funciona?
Há basicamente 3 pilares que precisam ser compreendidos por quem deseja entrar para o serviço militar. Esses são:
- Disciplina
- Responsabilidade
- Senso de conduta
Você já pensou em um colégio onde tudo realmente é ao pé da letra? Nos colégios militares a coisa funciona mais ou menos assim. O sistema é rígido e bem diferente do que estamos habituados em nossa casa. Além dos pontos altos é preciso saber que quem faz a limpeza de suas salas de aula são os próprios alunos. Os pais serão responsáveis por tudo, eles assinam um termo que denotam todas as regras do espaço e de como a “criança” ou adolescente viverá.
É preciso que se mantenham com um uniforme impecavelmente bonito. O uniforme utilizado diariamente é orgânico e sua aparência deve sempre ser mantida em perfeitas condições. Roupas amassadas ou sapatos sujos são inadmissíveis.
Regrinhas básicas para os meninos
- Cabelo em corte militar sempre
- Barba sempre bem feita
- Brincos, colares e pulseiras são proibidos
Regrinhas básicas para as meninas
- Cabelo preso em coque com rendinha
- Cabelos curtos podem (acima do ombro) ficar soltos
- Não pode usar franjas soltas
- Brincos grandes, maquiagem e esmaltes são proibidos
Além de tudo isso, o aluno deve manter suas notas em dia. O estudo é extremamente relevante e notas vermelhas ou baixas não serão permitidas. Correndo risco até mesmo de ser expulso por não condizer com as regras.
Como passar?
Não existem regras específicas para passar nos processos seletivos das forças armadas. Você precisará de muita disciplina e uma porcentagem grande de responsabilidade com os estudos. Somente com muito afinco e disponibilidade será possível agarrar esse sonho.
Lembrando também que o aluno deve criar caminhos que o levem até o serviço, prestando concursos, se especializando em cursinhos preparatórios, conversando com outros alunos que também já passaram por isso e principalmente lendo muito sobre a instituição na qual quer ingressar. Comece já a sua busca e boa sorte!