Alergia a glúten
A alergia ao glúten não é uma doença muito comum, apesar de afetar boa parte da população mundial. Geralmente é um tipo “doença incógnita”, daquelas que demoram um tempo até que o paciente descubra que todo o segredo para uma melhoria de vida está na alimentação.
Geralmente quem tem a alergia, passa por muitos médicos até que seja identificado o problema. Uma pesquisa norte-americana, relata que cerca de 15% dos americanos possuem tal alergia e 99% deles não são diagnosticados corretamente, o que resulta em gasto de dinheiro com saúde e nenhuma melhoria significativa.
Para identificar se você sofre de alergia a glúten, o mais importante é começar a perceber alguns sintomas. Dentre esses, estarão coisas do tipo:
- Carência de ferro ou anemia
- Dificuldade para emagrecer
- Bolinhas na parte de trás do braço
- Gases
- Estufamento abdominal
- Diarreia
- Constipação
- Cansaço
- Fadiga (principalmente após uma refeição)
- Tontura
- Sensação de perda de equilíbrio
- Enxaqueca
- Inflamação
- Inchaço
- Dor nas articulações
- Oscilações de humor
- Ansiedade
- Depressão
- Déficit de atenção
Como diagnosticar a intolerância ao glúten?
Alguns testes de sensibilidade alimentar são os principais métodos para um diagnóstico perfeito. Outras opções são os testes genéticos e os exames imunológicos. Há pessoas que também optam pela endoscopia digestiva. Apesar de serem os mais indicados, só indicam se o seu organismo fora muito afetado pelo glúten.
Casos onde os índices de gravidade são baixos, o único método de descobrir o problema está na eliminação do glúten. Cerca de 2 ou 3 semanas, esse é o tempo ideal para retirada do glúten e então a observação do seu corpo. Lembrando que isso deve ser feito através da prescrição médica.
O paciente deve se sentir melhor com a retirada do glúten e consideravelmente pior quando retornar a comer (moderadamente) alimentos que contenham glúten.
O que devo fazer?
Antes de mais nada você deve procurar um médico. A princípio ele irá sugerir a retirada do glúten em 100% da alimentação e então fará alguns testes, além de notar consideravelmente a melhora do paciente. Depois de descoberto, o médico poderá receitar a dieta por uma permanência maior de tempo.
Todas as informações aqui declaradas não substituem a orientação médica.
Alimentos sem glúten
- Frutas
- Legumes
- Verduras
- Farinha de Arroz
- Creme de arroz
- Amido de milho
- Polvilho doce
- Polvilho Azedo
- Tapioca
- Farinha de Mandioca
- Fécula de batata
- Carnes
- Sal
- Açúcar
- Chocolate em pó
- Cacau
- Gelatinas
- Óleos
- Manteigas e margarinas em geral
- Doces em conservas e em corte
- Queijos
- Requeijão
- Yogurtes
- Macarrões de arroz
- Quinoa
- Milho
Leia os rótulos dos produtos no supermercado e sempre prefira o sem glúten.