Gripe H1N1
Conhecida também como Gripe Suína, a H1N1 apresenta sintomas parecidos com os da gripe convencional. A diferença é que eles se apresentam de maneira mais intensa. A doença é causada por uma combinação de vírus. Esses são a junção das gripes aviárias e humana.
Para que haja a identificação da doença, é indicado que o paciente faça um exame especial. Esses testes laboratoriais permitem que você tenha o resultado assim que houver o término dos exames (na hora). Além disso, o Brasil se especializou no problema, quando este se tornou pandemia mundial no ano de 2009.
Prevenção
Para prevenir contra a gripe, você precisará estar com todas as suas vacinas em dia. Além disso, hábitos comuns como o uso diário de álcool em gel, pode ser fundamental. Existe também uma vacina que o deixa prevenido contra as gripes H1N1 e H3N2. Podendo ser tomadas em postos de saúde.
► Lave frequentemente as mãos (água + sabão + álcool em gel)
► Jogue fora lenços descartáveis
► Evite aglomerações
► Evite contato com pessoas doentes
► Não leve as mãos aos olhos, boca ou nariz (ao término do toque em objetos de uso coletivo)
► Não compartilhe copos, talheres e nada de uso pessoal
► Suspenda as viagens para lugares onde há grandes taxas da doença
► Procure assistência médica se surgirem sintomas
Sintomas
► Febre (38° C)
► Tosse
► Dor de cabeça
► Dor nas articulações
► Falta de apetite
► Calafrios
► Congestionamento nasal
► Mal estar geral
Tratamento
Os médicos nos orientam a ter hábitos saudáveis que previnem a doença durante o tratamento, esses são completamente eficazes. Quando houver suspeita de H1N1, você deve evitar ao máximo qualquer tipo de auto medicação, ela pode complicar ainda mais a doença.
Se os sintomas forem constantes durante 48 horas, cesse os medicamentos e procure imediatamente o Pronto Socorro mais próximo de você. Lá, será possível ser medicado corretamente e tratado segundo as exigências do tratamento. Os medicamentos antivirais usados são: Oseltamivir e Zanamivir.
A gripe suína também pode causar o desenvolvimento de doenças respiratórias. Algumas podem ser de cunho grave como pneumonia e insuficiência respiratória. Isso ocorre devido ao congestionamento nasal e a tosse intensa. Proteja-se do vírus seguindo as recomendações médicas.