Fimose é a dificuldade de expor a glande, já que o prepúcio (prega que faz o envolvimento da glande), estreita a passagem. O problema pode ser congênito ou adquirido. Nos primeiros meses de vida há uma aderência natural do prepúcio à glande, contudo, até os três anos de idade essa aderência desaparece na maioria dos meninos.
Tipos de prepúcio
Tipo I e II – Exposição do meato uretral com retração um pouco maior.
Tipo III – Exposição da glande até a parte média.
Tipo IV – Exposição da glande à corona.
Tipo V – Exposição fácil de toda glande sem aderências encontradas nos tipos anteriores.
Principais causas
As causas frequentes são assaduras e cicatrizes, essas retraem a pele e deixam o anel do prepúcio cada vez mais estreito. A falta de higiene na região íntima também pode ser responsável pela incidência de inflamações e infecções, este caso se enquadra a chamada fimose adquirida.
Sintomas
Normalmente as condições da fimose são indolores. A infecção é que pode resultar de uma incapacidade de higienização eficaz na área. Neste caso, veremos sintomas como:
- Vermelhidão
- Inchaço
- Dor na região
Um prepúcio muito apertado pode causar problemas na micção e nas relações íntimas.
Formas de prevenção
A higiene é a melhor forma de prevenção para evitar o surgimento da fimose, além das demais complicações como a parafimose, onde ocorre a exposição da glande e consequentemente há o estreitamento do prepúcio, ação que impede que essa seja recolhida.
Exercícios e massagens no prepúcio devem ser totalmente evitados, eles causam intensas dores e podem vir a provocar sangramentos, como consequência, obteremos a formação de cicatrizes que reduzem o orifício por onde deveria passar a glande.
Tratamento
A fimose pode ser removida por intervenção cirúrgica (circuncisão ou postectomia) em crianças entre 7 e 10 anos de idade. O operado deixa o ambiente hospitalar em 4 dias podendo retornar as atividades normais. Caso a cirurgia seja realizada em um jovem, é recomendado o repouso absoluto por 1 mês, principalmente ao que se refere às relações intimas.
A intervenção cirúrgica pode ser uma opção em último caso, é possível que o tratamento ocorra através da pomada de corticoides, essas costumam ser aplicadas em graus diferentes, respectivamente 2 e 3, lembrando de haver a orientação médica sempre.
Há algum tempo, uma pomada obteve aprimoramento de médicos do Brasil, sua promessa é de redução da fimose em cerca 90%. A droga já é utilizada em diversos países. Ela tem o poder ativo anti-inflamatório, sendo sua principal função o dissolver das traves fibrosas.