Os sintomas que compõem a menstruação vão muito além das cólicas, dores de cabeça e tontura. Se você sempre sofre antes do acontecimento menstrual saiba que não está sozinha, existem milhares de mulheres como você, que passam por transtornos diversos até o momento mais esperado do mês.
Com o tempo é normal que os desconfortos da pré e pós menstruação mudem. Repare, os desconfortos quando era jovem são mais intensos que agora? Percebeu algum sintoma anormal do que estava costumada a sentir quando iniciou o ciclo menstrual? Caso perceba mudanças negativas acontecendo, é preciso ir ao ginecologista. Algo errado pode estar se manifestando em seu organismo.
Sintomas
A menstruação caracteriza-se pela perda de sangue que pode durar de 3 e 8 dias. Antes do início do ciclo a mulher costuma sentir:
- Dores de cabeça
- Mal humor
- Dor abdominal
- Ansiedade
- Indisposição
- Dores nas costas
- Diarreia
- Vômito
- Vertigens
- Suor frio
- Dores nas coxas
Observação: Preste bastante atenção nos sintomas e repare se esses são os sinais de que a menstruação está chegando ou se estão relacionados a alguma outra causa.
Em muitas mulheres o desconforto é tão intenso que atrapalha até mesmo a rotina, sendo necessário a interrupção das atividades. As dores acometidas merecem atenção e devem ser observadas de perto por um profissional da saúde.
Tratamento
Saiba que o sofrimento que antecede os dias da menstruação podem acabar! Existem métodos de tratamento tanto para controlar à dismenorreia (dor em que você toma medicamentos e o incômodo cessa), quanto a exmenorréia (quando as dores são intensas e não cessam com medicamentos).
Esse processo se dá quando há produção de prostaglandina em excesso, fator tão intenso no organismo que acaba transmitindo a contração atrás da corrente sanguínea, do útero e de outros órgãos.
Um ginecologista poderá ministrar alguns remédios para uso, esses só poderão ser obtidos na farmácia sob prescrição. É impossível fazer uso destes medicamentos sem a assinatura e o carimbo de um profissional.
Dicas para diminuir os sintomas
- Não comer de modo exagerado no café da manhã e almoço
- Optar pela realização de lanches no jantar
- Praticar exercícios físicos que aliviam a TPM e as cólicas
- Manipular compressas quentes na região quando as dores estiverem intensas