Desenhar é um dos dons mais interessantes e intrigantes da história da humanidade. Desde tempos remotos o homem expressa sua afinidade com a arte através de pinturas rupestres, conforme o avançar do tempo e sua evolução. Com os desenhos surgiram diversos gênios como:
- Leonardo da Vinci;
- Goyá;
- Delacrox;
- Cândido Portinari;
- Entre outros.
Para o desenhista, o que está exposto na tela ou no papel não são apenas traços simétricos. Existe algo a mais, como se um pedaço do artista estivesse sido transferido à tela, latente de emoções diversas e opostas como a força visceral dos quadros de Van Gogh e a calmaria de Monet.
Quero aprender a desenhar, o que devo fazer?
É óbvio que sempre lidaremos com pessoas talentosas para determinadas criações, portanto, é comum acreditar que alguém “nasceu com o dom”. Contudo, não existe nada que não possamos aprender, a primeira regra básica para o desenho é:
- Dedicação
Não existe a menor possibilidade de se tornar um bom desenhista sem se dedicar. Algumas técnicas e dicas também poderão lhe ajudar no processo, para começar, esteja atento a alguns pontos como:
- Ter um bom material
- Ter pulso firme
- Estudar
- Desenhar sempre
Dicas importantes
- Use lápis de carvão para fazer esboços
- Mantenha seus olhos focados no desenho que está para desenvolver
- Prefira sempre fazer linhas longas
- Não adicione muitas sombras no rascunho
- Repita o desenho até se sentir satisfeito com o que vê sobre o papel
Antes de iniciar, procure sempre fazer uma espécie de “aquecimento”, esses são exercícios que mexem os pulsos e principalmente os dedos. Isso também ajudará a ligar a “energia criativa” do seu cérebro.
Técnicas básicas para desenho simples
Tartaruga – Desenhe um semicírculo no papel (casco do animal), do lado esquerdo do casco na parte de acima, faça uma pequena bola que será a cabeça da tartaruga. Em seguida risque ligando e a cabeça parte inferior do casco, este será o pescoço.
Abaixo do casco desenhe dois quadrados na dianteira e traseira (estas serão as patas). Na cabeça desenhe os olhos e a boca, sem se esquecer do rabo. Pronto! Tartaruga desenhada. Colorir ficará à sua preferência.
Também existe outras técnicas básicas para iniciantes. Lembrando que o aprendizado dependerá muito do desenvolvimento disposto de cada um. Quanto mais praticar, mais irá adquirir segurança durante a execução dos seus “rabiscos”.
Em quase todos os desenhos serão colocadas figuras geométricas. A dica é fazer com que essas figuras se liguem. Pratique estas formas em tamanhos diferentes e sem nenhuma distorção.
Sombreamento, posso usar?
Inicialmente não é muito recomendado, mas o sombreamento é uma das técnicas que devem ser realizadas constantemente, ele ajudará a manter sua coordenação. Clique AQUI e confira dicas práticas e básicas para começar a desenhar.