Fazer tatuagem é pecado?

A pergunta que muitos se fazem é se fazer tatuagem por acaso seria um tipo de pecado, diante essa dúvida faz-se necessário entender a historicidade dessa prática, considerada hoje, por muitos, como arte.

Estudos afirmam que a tatuagem é mais antiga do que se imagina, e como prova dessa afirmação é a Amunet, uma múmia egípcia do sexo feminino que exibe características de sinais inscritas na região abdominal, acredita-se que sua passagem pela terra tenha sido entre 2.160 e 1.994 a.C. 

Detalhes interessantes como a perfuração e a tatuagem foram descobertas devido à mumificação, mas o que mais intrigava os cientistas é que a maioria dos corpos mumificados eram de mulheres, dando maior indício de que as tatuagens se tratavam de ritos à fertilidade. 

Porém, uma múmia com cerca de 5.300 anos do sexo masculino foi encontrada em 1991 nos Alpes, cientistas notaram linhas azuis em seu corpo, mas não puderam afirmar se essas linhas azuis seriam vestígios de uma tatuagem, ou cicatrizes de algum tratamento medicinal praticado pelos povos da Idade da Pedra.

Tecendo todas essas informações, estudiosos concluem que a tatuagem existe desde que o mundo é mundo, seja com o objetivo de preservar a pintura do corpo, para identificar o grupo social até ritos religiosos. Como exemplo de tal afirmação, o navegador James Cook, em 1769, em expedição à Polinésia, listou em seu diário de bordo que homens e mulheres pintavam seus corpos, prática que chamavam de “tatau”. Charles Darwin também declarou que a cultura da tatuagem não poderia ser desconhecida por qualquer nação, que a maioria dos povos do planeta realizou ou havia realizado a prática da tatuagem. 

Prática essa que foi proibida no Ocidente pelo cristianismo. E é aí que entramos na dúvida central: É pecado fazer tatuagem?

Bom, para falar em “pecado” é imprescindível que essa resposta seja baseada pela bíblia, mas para isso é necessário ir por partes, e entender primeiramente o que seria o pecado. A bíblia diz que as pessoas são criadas à imagem e semelhança de Deus, mas no Salmos 14:2-3 diz: “não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”. Ou seja, o salmos diz que todos na terra tornam-se corrompidos ainda que criados à imagem de Deus.

Ainda de acordo com a bíblia, Adão foi o primeiro homem criado por Deus, e também o primeiro a quebrar o trato que tinha com Deus, pois comeu o fruto da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, a partir daí surge o livre-arbítrio: Deus dá ao homem a capacidade de escolher e responsabiliza os seres humanos por cada um dos seus atos. Portanto, seres humanos não são robôs, mas capazes de fazer suas próprias escolhas.

Levítico 19:28, livro do Antigo Testamento é o único versículo que fala diretamente sobre tatuagem: “Não façais incisões no corpo por causa de um defunto e não façais tatuagem”. A partir dessa passagem pode-se depreender que fazer tatuagem é sim pecado, mas não é bem assim para os dias de hoje, pois o próprio novo testamento não fala nada a respeito sobre tatuagem, logo a pessoa que se considera cristã está sob a nova aliança.

A nova aliança explana que tudo lhe é permitido, mas nem tudo lhe convém. Portanto, a resposta para a pergunta: “É pecado fazer tatuagem?” está dentro da consciência de cada um. Perante uma visão cristã é necessário buscar sabedoria em Deus. Fazer uma tatuagem pode ser pecado quando o motivo para fazer é errado. Sendo assim, é necessário fazer algumas perguntas antes de prosseguir com uma tatuagem, já que na própria bíblia Deus deixa claro o cuidado que se deve ter com o próprio corpo.

Desse modo, pergunte a si se a sua tatuagem possui mensagens ou símbolos antibíblicos, se trará consequências negativas para o futuro, se passará uma mensagem positiva, se o método que utilizará é seguro, se a motivação e a intenção que está por trás da tatuagem é edificadora. Perceba se a sua consciência está em paz, caso contrário não faça.

Fazer tatuagem é pecado

Aprenda a orar como Deus deseja. Veja as orações que ele responde!

Muitas pessoas tem dificuldade de fazer uma oração, mas esse é apenas um hábito que requer prática, conheça nesse artigo o passo a passo para construir um oração bem organizada.

 

A oração é um ato fundamental na vida que qualquer cristão, pois através dela é possível se comunicar com o Senhor Deus. Entretanto, esse é um ato que poucas pessoas praticam diariamente, geralmente quando oram é de forma rápida e sem muita emoção, é como se aquilo fosse apenas uma obrigação, o que está totalmente errado. O anseio pela oração deve ser um anseio do coração daquele que quer ser um discípulo de Jesus Cristo.

Na própria bíblia, no evangelho segundo Mateus (6:9-13), Jesus Cristo ensina como a oração deve ser:

“Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, porque Teu é o reino, o poder e a glória para sempre, amém.”

Falando com Deus em Uma oração
Veja como Falar com Deus durante sua Oração

Quando Jesus falou aos seus discípulos como deveria ser a oração ele não quis dizer que se deve decorar essas palavras e repeti-las diariamente. Ao contrário, a oração do Pai Nosso deve ser usada como um exemplo, ou seja, partir desse padrão para criar a nossa própria oração.

Pai nosso, que estás nos céus: essa parte deixa claro que ao iniciarmos as nossas orações devemos direcioná-las à alguém, que no caso é ao Pai Celestial.

Santificado seja o Vosso nome: a adoração a Deus, pela figura santa que Ele é deve ser exaltada.

Venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu: devemos orar para que a vontade de Deus seja cumprida tanto em nosso plano, quanto nos céus, não se esquecendo de pedir pela vida das pessoas a nossa volta, assim como todo o mundo.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje: reconhecer que temos necessidades físicas e espirituais que apenas Deus pode suprir.

Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido: lembrar de confessar os nossos pecados a Deus e pedir para que o Senhor nos ajude a desviar de cada um deles.

E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal: pedir por socorro frente as tentações do mundo e livramento dos ataques do inimigo em nossa vida.
Não importa como é a sua oração, porquê ou para quem você está orando. O importante é realizá-la com sentimento e fé que você tem no seu coração sobre o Senhor Deus. Repouse os seus pensamentos, deixe que o Espírito Santo e guie e Deus ouvirá o seu clamor se ele for sincero.

O que significa a sigla RIP?

Confira neste artigo o significado do acrônimo RIP, famoso por estampar lápides e túmulos ao redor do mundo. Veja também como tal sigla começou a ser utilizada dentro da fé católica e as modificações pelas quais passou até os dias de hoje.

O acrônimo RIP vem da expressão latina “Requiescat in pace” e significa “Repouse em paz”. É um pequeno epitáfio que usualmente é colocado em lápides. É muito comum se associar tal sigla a traduções em italiano e inglês, como “riposi in pace” e “rest in peace”, respectivamente.

O RIP tornou-se mundialmente conhecido por ser utilizado especialmente quando pessoas famosas morriam, onde então era possível observar diversos cartazes, fotos e manchetes de famosos jornais onde vinham escritos o RIP e o nome do falecido. Também se tornou comum encontrar esse acrônimo em vários filmes, desenhos, jogos, túmulos e cemitérios.

A expressão pode ser usada tanto no singular como plural, onde significará em termos literais “que ele/ela descanse em paz” ou “que eles/elas descansem em paz”, respectivamente.

Tal frase costuma estar em túmulos de seguidores da fé católica, tendo em vista que advém dos funerais que eram realizados pela Igreja Católica Romana, nos quais havia uma oração no início e no fim do cerimônia que dizia:

“Anima eius et animae omnium fidelium defunctorum per Dei misericordiam requiescant in pace.”

Rip qual seu significado
Significado de RIP

E significa:

“Que a sua alma e as almas de todos os fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz.”

Posteriormente a expressão foi modificada de modo a atender padrões da época, onde a moda era de rimar dísticos nas lápides dos túmulos, sendo resumida da seguinte forma:

“Requiesce cat in pace”

Que significa:

“Descanse em paz”

A frase só passou a ser encontrada nas lápides a partir da século XVIII, onde as pessoas da família do falecido pediam para que a sua alma encontrasse paz na vida que viria.

No entanto, após seu uso tornar-se convencional, a ausência de algo que se referisse a alma fez com que as pessoas pensassem que tal expressão servia apenas para o corpo físico, fazendo com que a expressão ficasse conhecida como “A mentira da sepultura“.

Na doutrina católica existe um momento, conhecido como “juízo particular”, onde a alma se separa do seu corpo físico, tal instante define se a alma irá para o céu, inferno ou purgatório, e que apenas no dia do juízo final ele se reunirão novamente.

O juízo final, segundo a bíblia é um dia em toda a humanidade será reunida para que a sentença disposta no juízo particular que cada um teve seja de fato efetuada, momento o qual também serão ressuscitados todos os mortos e as almas se unirão de volta a seus corpos, que serão a partir de então imortais.

Como exercitar a sabedoria?

Saiba nesta matéria como fazer para exercitar sua sabedoria. Dicas em geral, você confere AQUI!

Todos nós somos dotados de sabedoria, não existe um que seja desprovido. O que existe entre os homens são trocas de experiências, sejam elas boas ou ruins. São significados de vivência, bem como dizia o poeta Willian Blakeo excesso nos leva ao palácio da sabedoria“.

O escritor refere-se a vivência desregrada que nos oferece o conhecimento, mas que nos dá em troca as consequências arcadas. Levando por um outro lado, você não precisa ser um ancião para ser dotado de tal virtude e nem o ancião precisa ser jovem para saborear tal ensinamento, a sabedoria está vinculada a troca de experiências.

Tal pessoa pode saber determinada coisa que outra talvez não saiba e assim por diante. Haverá sempre a importância dessa troca nas construções das ideias, que acabam enriquecendo cada vez mais o indivíduo.

A sabedoria é um dom de Deus.
Bíblia Sagrada.
Créditos de imagem: http://blog.cancaonova.com

Sabedoria é tudo aquilo que se refere ao aprendizado, fazer algo diferente todos os dias, jamais guardar para si, sempre com intuito de passar adiante.

Deus abençoou o homem com o dom da sabedoria para que o mesmo compreendesse a si e tudo que está a sua volta. Entre ser sábio humanamente e divinamente, há uma tênue na qual ocorre a divisão entre os lados. Pois, não há por completo a sabedoria humana e menos ainda a divina, ambas se completam.

Ser sábio nem sempre significa saber de tudo. As vezes é preciso ter sabedoria para ouvir e falar no momento certo. Exercite-se através da humildade.

Se precisar questione, argumente, se não, mantenha o silêncio. O silêncio em si não é uma forma de ignorância, mas uma maneira lúdica de fomentar o saber que tanto precisamos. Ficar em silêncio também é ser sábio.

Temos que ter o discernimento de quando e como agir em determinadas situações. Um homem sábio jamais age apenas movido pela razão ou emoção. Quem é dotado deste equilíbrio, realiza ações sensatas, não prejudicando o próximo e nem a si mesmo. Deus nos concedeu a sabedoria para que saibamos dominar nossas emoções.

Como converter uma pessoa para Deus

Converter alguém requer paciência e disposição, se você deseja encaminhar alguém ao evangelho e não sabe o que fazer, clique aqui!

Há várias histórias bíblicas que relatam pessoas convertidas ao caminho de Deus. Ovelhas desgarradas que estiveram à beira do abismo e que agora, fazem novamente parte do rebanho do Senhor e ajudam a resgatar outras ovelhas.

As histórias contadas são infinitas e demonstram que, apesar de toda selvageria deste mundo, sempre há esperança quando acreditamos na força do Pai. A conversão de uma pessoa à Deus é um milagre assim como muitos outros do nosso cotidiano. Por vezes, pode demorar, mas uma hora Deus toca no coração daquele servo que está distante e o chama.

Existe também uma frase muito conhecida entre os cristãos que nos fornece essa mensagem com sabedoria: “Deus chama por amor ou por dor.”

Como converter uma pessoa?
Conversão
(Foto: Reprodução)

Mas é claro que o Pai não deseja o mal para nós. Ele apenas quer nos provar que Ele é o Senhor de todas as coisas e independentemente das circunstâncias está a nos chamar para fazer parte de sua morada. A recusa a conversão renderá consequências negativas.

Conversão

Conversão significa mudança, do ponto de vista religioso significa mudar completamente o estilo de vida. Se deseja converter uma pessoa, antes mesmo de aborda-la, reze. Faça orações destinadas a ela e a você mesmo. Prepare seu coração, peça a Deus discernimento para conversar de maneira calma e convincente.

Procure aqueles que desejam a conversão, de nada adianta manter o diálogo com alguém que não demonstra interesse na mudança de vida. Mas também não dê o braço a torcer, insista para que a salvação encontre seu irmão.

Quando nos referimos a persistência, não significa que deve ficar atrás todos os dias repetindo as mesmas palavras. Espere, enquanto isso vá rezando, pedindo a Deus sabedoria. Converter alguém não é tão simples, mas também não é impossível. É preciso ter paciência e saber o momento certo de agir.

Propósitos com Deus como fazer

Aprenda neste artigo como fazer propósitos com Deus e seus pontos importantes de real necessidade. Clique aqui e saiba mais!

Há um determinado momento em nossa vida que precisamos dar uma pausa na rotina e refletir, saber o que realmente Deus quer e espera de nós. Por vezes, devido aos problemas diversos não nos damos conta de que precisamos de ajuda divina.

As provações, tempestades em alto mar, só vão se aproximando e em algum momento o mundo parece desabar sobre nossas cabeças. Então temos que recordar a existência de um Pai que ampara seus filhos.

Nas adversidades é que recorremos a Ele, nisso está a importância de lançar um propósito assim que a tempestade passar. Nada mais justo, como forma de gratidão por nos ter ajudado a sair ilesos da situação.

Muitos não sabem como lançar e firmar um compromisso com Deus, é preciso expor as dificuldades e deixar que Ele tome as providências. Esta é apenas uma das maneiras de demonstrar humildade, uma forma de dizer através de preces: “preciso de Sua ajuda“.

As atribulações são diversas sabemos bem, mas entregue os problemas nas mãos de Deus com fé, na certeza que serão resolvidos. Reze ao seu modo. Faça propósitos nos quais sabe que dará conta de cumprir. Jamais faça algo que esteja fora de seu alcance.

Você sabe como fazer um propósito com Deus?
Propósito com Deus (Foto: Reprodução)

Por exemplo, se estiver passando por alguma complicação de saúde, faça um compromisso com Deus de quando obtiver a cura, se comprometer a visitar irmãos em uma casa de repouso para idosos, ajudar alguma outra instituição ou até mesmo participar de algum movimento na comunidade.

Lembrando que os propósitos estabelecidos devem ser realizados de forma espontânea, o coração deve estar livre de qualquer mácula. Tenha fé que os objetivos, por mais difíceis que sejam, serão alcançados com a ajuda de Deus.

propósito também não deixa de ser uma promessa, pode ser realizado em qualquer época do ano. O compromisso pode ser fortalecido principalmente no período da quaresma, momento em que a igreja se prepara para viver a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Nestes quarenta dias você pode fazer uma penitência com intuito de se aproximar de Deus, como forma de propósito. Ficar longe de qualquer coisa que possa lhe prejudicar, como a bebida por exemplo. Após a quarentena, também poderá manter o compromisso de não beber mais.

Selar um laço com Deus é a melhor maneira de se aproximar dEle e afastar-se de todos os problemas. Faça você também um propósito com o Pai Eterno, com certeza Ele se agradará e mais bençãos serão derramadas sobre você.

Conversão de Andressa Urach ao cristianismo

Veja neste artigo os detalhes sobre a conversão da modelo e ex-participante do reality show A Fazenda, Andressa Urach. Confira!

Nunca é tarde para recomeçar. Mais cedo ou mais tarde todos serão chamados por Deus, assim acontece com muitas pessoas. Aconteceu recentemente com a modelo e ex-participante do reality show A Fazenda, Andressa Urach.

Sua conversão ocorreu nos primeiros dias de fevereiro deste ano, após ter ficado entre a vida e a morte devido a graves problemas de saúde provocados por uma infecção, causada pelo uso excessivo de hidrogel.

Após a conversão, Andressa garante ser uma nova pessoa. Por ainda estar em recuperação, o batismo precisou ser realizado de forma diferente, ao invés de se submergir a água, o pastor teve que aspergir a convertida. Ela ainda está usando dreno em ambas as pernas, contudo, mesmo com dificuldade nada a impediu de realizar o ritual.

Conversão ao cristianismo
Andressa Urach – Créditos de imagem: andressauraach.blogspot.com.br

Segundo ela, esse tempo todo em que esteve no hospital serviu para pensar na vida e perceber que não existe outro caminho melhor a não ser o de Deus. Andressa confessa ter passado um período de sua vida “fora dos trilhos”.

Não reconhecia Deus como o senhor de todas as coisas e diz ter realizado alguns trabalhos para conseguir o que mais desejava, fama e dinheiro. Conseguiu!

Tendo conquistado tudo o que queria, veio o duro golpe. A infecção provocada pelo uso exacerbado de hidrogel fez com que fosse levada ao hospital às pressas em Porto Alegre. Onde passou por uma cirurgia e sessões de drenagem para retirar a substância.

Este momento, talvez tenha sido um dos sinais de Deus chamando-a para conversão. Como diz o velho ditado “Deus as vezes nos chama pelo amor, mas também pela dor”.

Se em anos atrás recusava-se a ir na igreja com a família, agora, após ter passado péssimos momentos, se tornou o mais novo membro da instituição religiosa na qual sua família inteira frequenta.

Como se tornar um missionário da igreja evangélica

Saiba neste artigo como se tornar um missionário da igreja evangélica. Acompanhe!

O coração do homem se alegra quando sabe que irá cumprir uma missão. O dever que nos foi concedido de evangelizar, levar a palavra do Senhor àqueles que mais precisam, temos que cumprir com toda humildade. Assim como Jesus Cristo, nosso maior exemplo de missionário.

A incumbência concedida pode ser na cidade onde reside, em uma cidade próxima, estado ou até mesmo em outro país.

Sabe-se que as ações missionárias se fazem muito comum, principalmente entre os evangélicos. Pois, mediante a aceitação de uma vida dedicada a ajudar o próximo, engrandece a alma cada vez mais e preenche seu coração de satisfação.

Quais valores que se aprende quando torna-se um missionário? Diversos. Uma vez que alguém percebe que todos somos iguais, possuímos as mesmas dificuldades que o irmão e, que por vezes, precisamos dar mais de nós.

Para se tornar um missionário é preciso esforço.
Como se tornar um missionário. (Foto:Reprodução)

Os missionários se iniciam quando ocorre o chamado. Quando há o chamado de Deus para levar a palavra, não indica necessariamente uma mudança de cidade ou país, mas sim evangelizar quem estar próximo.

Para ser um missionário é preciso:

  • Ser maior de 18 anos
  • Viver fielmente de acordo com as regras estabelecidas de sua instituição
  • Ter fé.

Não há restrições quanto a propagar a palavra de Deus aos irmãos. Você pode fazer as chamadas missões em sua cidade mesmo. Caso tenha disponibilidade e recursos pode praticar a missão em outra cidade ou estado, vá.

Na missão o homem se aproxima de Deus cada vez mais e está cada vez mais próximo da sonhada salvação. Entretanto, haverá diversas dificuldades pelo caminho e você precisará estar preparado para viver todas elas.

Os obstáculos são tidos como provações, capaz de levar seus ensinamentos para os lugares mais distantes. Todavia, jamais desanime. Saiba que em sua jornada você não está sozinho, nunca e que a missão cumprida de forma gratuita, sem pedir nada em troca, é muito gratificante.

como evangelizar novos irmãos

Saiba neste artigo todos os passos de como abordar uma pessoa para evangelizar e como evangeliza-la. Confira!

Assim que Cristo ressuscitou deixou a mensagem aos seguidores, levai a minha palavra àqueles que necessitam. Foi o que eles fizeram e é o que devemos fazer também.

É nosso dever como cristãos, independente de ser católico ou evangélico, levar a palavras aos que necessitam. Acreditamos em um só salvador e em uma só palavra, são neles a quem devemos confiar.

Deseja começar uma missão de evangelização em sua comunidade? Pois bem, primeiramente você tem que se sentir preparado, estar com o coração totalmente voltado para Deus.

Tenha em mente o que realmente deseja fazer, pois assim como outras formas de seguir os caminhos de Jesus, este também não é fácil. Mas simplesmente siga o coração.

 Converse com seu sacerdote, informe a ele que deseja ser um “pescador de homens” seu pastor vai lhe orientará da melhor maneira para que tenha conhecimento sobre a missão, pois não é apenas colocar a bíblia em baixo do braço e sair de porta em porta. Há todo um preparo espiritual e também psicológico.

Como abordar e evangelizar. (Foto:Reprodução)
Como abordar e evangelizar. (Foto:Reprodução)

Como abordar

Estando preparado fisicamente e espiritualmente é hora de evangelizar. No caminho da primeira residência ou da primeira pessoa que ver na rua, esteja com a mente já trabalhada.

Por mais que profira a palavra sagrada, possivelmente receberá uma resposta que não lhe agradará. Pense, se Cristo que foi salvador não agradou a todos, não será você quem irá agradar. Mas pode fazer uma oração espontânea, naquele momento, para que Deus abençoe aquela pessoa que foi abordada.

Ao abordar determinada pessoa, seja homem ou mulher, jovem ou idoso, fale com voz mansa e delicada. Olhe fixadamente nos olhos do leigo, sinta a firmeza de todas as palavras proferidas. Não fique mostrando a bíblia o tempo inteiro, faça com que o interlocutor saiba que você compreende o assunto sem precisar pesquisar no livro sagrado.

Essa dinâmica é importante é necessário, porque o abordado denotará sua confiança na palavra proferida.

Outro ponto importante e que afasta muitos leigos no momento da abordagem, é a insistência. Não é bom repetir o convite para assistir um culto ou missa. Chamou uma vez para ir à missa ou ao culto, se não foi, não adianta insistir. Faça um convite diferente como um dia de novena ou uma festa religiosa na paroquia. Lembre-se que a abordagem de diversas maneiras de uma forma de conquistar o leigo.

Mantenha-se firme quanto aos obstáculos, muitos irão ignorar a sua explicação através da palavra sagrada. Mas nada de desanimo. Sempre que receber um “não”, por mais que seja ruim não guarde rancor, reze pela pessoa, porque isso também é uma forma de evangelizar. Você pode não tê-la conquistado com a abordagem desse dia, mas sua oração valerá e Deus tocará no coração do leigo. Orai e vigiai sempre!