Hoje, é comum encontrar por todo lado pessoas que possuem tatuagens. Com frases e desenhos variados, a tatuagem é definitiva, depois não adianta simplesmente querer retirá-la da pele.
Diante isso, percebe-se a importância em ter total consciência ao planejar fazer uma tatuagem, pois ela não dá oportunidade para arrependimentos. Fez uma tatuagem, gostando ou não dela, já era.
Ouve-se falar em possíveis cirurgias que removem tatuagens. Sim, essas cirurgias existem, porém não são tão eficazes. Na maioria dos casos, a remoção da tatuagem não foi por total, deixando alguma marca.
A tatuagem é inserida na pele através de pigmentos por agulhas, essas agulhas ficam numa máquina elétrica que é própria para tatuagens. Em cada furo dado na pele, uma gota de tinta sai. Não é aplicado anestesia na pele para fazer uma tatuagem, logo é normal sentir uma certa dor.
Entretanto, não basta só fazer a tatuagem, pois depois da tatuagem feita, é preciso ter algumas precauções para evitar futuros problemas. Por exemplo, após ter feito uma tatuagem, é proibido a doação de sangue.
Foi determinado que a doação de sangue, só poderá ser realizada após um ano feito a tatuagem. Os motivos são contaminações que podem ser transmitidas através das agulhas de uma máquina de tatuar.
Tendo como exemplo, doenças como a aids e a hepatite, pois são doenças que podem ser transmitidas por agulhas. Os motivos de um ano ser o limite para voltar a doar sangue, é porque passando esse tempo, os anticorpos podem ser localizados novamente.
É de extrema importância ter confiança no tatuador, para que ele tome todas medidas corretas durante o procedimento, respeitando o seu cliente, fazendo a higienização e a esterilização dos seu material de trabalho.
Conheça a seguir, fatores importantes para quem deseja fazer uma tatuagem:
• Tatuagens podem ocasionar problemas na pele, como inflamações. Por exemplo, granulomas, que são caroços vermelhos. Além da pele estar sujeito a queloide, durante a cicatrização.
• Reações alérgicas causadas pela tinta. É preciso ter cuidado, pois essas alergias podem surgir anos depois feito a tatuagem.
• Risco toxicológico, algumas tintas podem apresentar metais pesados em sua substancia, que são muito tóxicos.
• Exames de ressonância magnética é um risco para quem tem tatuagem, pois as cores das tintas podem causar reação, por exemplo, a tinta da cor vermelha possui ferro, sendo ferromagnético, logo é um risco diante o magnetismo. Acontece também que o ferro encontrado na tinta vermelha, conduz eletricidade, que pode acabar aquecendo o metal que possui na substancia da tinta, ou seja, pode queimar a pele.
• Não é indicado que tatue em cima de manchas na pele, pois dificulta localizar problemas futuros possíveis, como um crescimento cancerígeno.
• A bactéria chamada de Staphylococcus aureus, tem tido grande elevação dentre as pessoas tatuadas. É preciso precaver, pois são bactérias resistentes a antibióticos.
A seguir, conheça as recomendações feitas pelos tatuadores, após fazer uma tatuagem:
• Não tomar banho de sol, nem de piscinas, rio ou mar durante um mês, porém a cicatrização de uma tatuagem é de sete a dez dias.
• Por mais que não seja comprovado cientificamente, alguns tatuadores aconselham evitar alimentos como carne de porco, pois acreditam que a carne de porco pode colaborar para uma inflamação inesperada.
• Suspender exercícios físicos durante a cicatrização, principalmente atividade que mantenha contato com a parte da pele tatuada. Caso não seja evitado, pode surgir uma queloide no local tatuado ou problemas mais sérios.