Sinais e sintomas de menstruação

O absorvente interno é responsável por conter a menstruação.

A menstruação é um fenômeno do organismo feminino que acontece quando o o útero se contrai para eliminar o endométrio, uma vez que o óvulo não foi fecundado. Tal situação só é possível em virtude das mudanças hormonais que acontecem no decorrer do ciclo, criando assim uma rotina para que o organismo funcione de forma correta.

Quando se está perto de menstruar, ou seja, no período pré-menstrual, antes do sangramento ocorrer é comum que o organismo apresente alguns sinais para demonstrar que a menstruação está chegando.

O ciclo menstrual costuma ter uma variação entre 21 a 35 dias, se alterando em cada organismo de uma forma diferente, sendo que a contagem deve ser iniciada sempre a partir do primeiro dia de menstruação. Confira as mudanças pelas quais o organismo passa durante as fases do ciclo:

1ª fase – Se preparando para o período fértil

Esse período se inicia uma semana após o começo da menstruação, sendo neste momento em que o óvulo será desenvolvido para depois ser liberado pelo ovário. Nesta fase a mulher também libera o estradiol por meio de secreções, o qual é o seu principal hormônio, podendo fazer com que genitália fique mais lubrificada e a libido também aumente.

2ª fase – Período fértil e ovulação

O absorvente interno é responsável por conter a menstruação.
Absorvente interno.
(Foto: Reprodução)

Tal período tem uma duração de, em média, quatro dias, devendo ser contado dois dias antes de começar a ovular e sendo finalizado dois dias depois. Claro que existe uma variação para cada mulher, no entanto fica mais fácil fazer esse cálculo quando o ciclo menstrual é pontual.

Este é o momento em que a mulher tem as maiores chances de desenvolver uma gravidez. Sem contar que a lubrificação da genitália está em seu máximo, bem como a libido, gerando muitas vezes até mesmo uma secreção que se parece com clara de ovo.

3ª fase – Período pós-ovulação

Durante a terceira semana do ciclo é normal que a mulher sinta que os seus seios estão sensíveis, bem como um leve inchaço e prisão de ventre. Muitos médicos recomendam que para suprir o incômodo, se faça atividades físicas, mantenha a alimentação saudável e beba bastante líquidos.

4ª fase – TPM

A famigerada tensão pré-menstrual é um terror que atinge cerca de 80% das mulheres de todo o mundo. A TPM costuma aparecer na quarta semana do ciclo, momento no qual os níveis de progesterona estão mais altos que o normal. Geralmente ocorre uma alteração em aspectos físicos e emocionais, confira:

Sintomas emocionais:

  • Depressão
  • Vontade de chorar
  • Irritabilidade
  • Ansiedade
  • Insônia
  • Irregularidade no apetite
  • Sonolência
  • Dificuldades para se concentrar
  • Cansaço

Sintomas Físicos:

  • Dor de cabeça
  • Acne
  • Aumento de peso
  • Inchaço nas mamas
  • Dores osteo musculares
  • Distensão gasosa

5ª fase – Menstruação

Finalmente ocorre a menstruação, o que marca que um novo ciclo está começando, podendo durar de dois a sete dias. É comum que nessa fase a mulher tenha cólicas, as quais podem ser amenizadas com o uso de analgésicos caso o incômodo seja muito intenso.

Menstruação atrasada já com 10 dias

Atrasar a menstruação é sinal de alerta.

Quando a menstruação atrasa, a primeira reação é o desespero. Embora seja incomum em mulheres com idade superior a 18 anos, a menstruação atrasada pode ser sinal de alerta para outros problemas, não estando relacionada especificamente somente a gravidez.

Embora seja muito comum os casos de ligação entre atraso menstrual e gravidez, é possível que o problema esteja se dê a outros fatores. Para acabar com sua dúvida de vez, o primeiro passo é fazer o teste de gravidez (de farmácia) depois de 10 dias.

Ele poderá indicar se existe a possibilidade ou não da gestação. Se der negativo e a dúvida ainda persistir, faça o exame de sangue, esse impossivelmente dará resultado errado. Em casos de positivo, também procure a confirmação através do exame de sangue. Denotaremos abaixo possíveis causas, confira:

Gravidez – Quando há a presença da formação de um feto, naturalmente a menstruação é interrompida. Isso porque o sistema reprodutor feminino deverá se organizar para que haja o crescimento do bebê. Portanto, procure o mais rápido possível o teste de farmácia ou de sangue.

Gravidez psicológica – A gravidez psicológica é como uma preocupação. Ela se aloja no seu cérebro fazendo acreditar que está grávida, isso permite que tenha todos os sintomas e ainda sofra todos os pormenores de uma gravidez. Mas é bom ficar atento, isso pode ser um distúrbio mental.

Estresse – O estresse é um dos principais motivos pelos quais as mulheres precisam lidar com o atraso. Com a vida corrida e o dia-a-dia cheio, dificilmente é possível fazer com que o sistema reprodutor continue regulado. De qualquer forma, se alimente bem, faça ingestão de líquidos e mantenha seu corpo em movimento. Além das visitas periódicas ao ginecologista.

Medicamentos com fórmulas que desregulam o ciclo – O uso de medicamentos também pode ser um fator determinante no ciclo, isso porque algumas fórmulas são compostas por substâncias nocivas ao organismo e consequentemente há tal demora.

Doenças – Além do que já fora citado acima, as doenças também estão ligadas ao atraso, principalmente as que diz respeitam ao ciclo. É possível que seu atraso esteja ligado a um cisto, câncer de útero, infecções, entre outros tipos de enfermidades.

Atrasar a menstruação é sinal de alerta.
Atraso menstrual (Foto: Reprodução)

Suspensão do anticoncepcional – O uso do anticoncepcional é totalmente preventivo e recomendado, contudo é importante que sua suspensão não seja repentina. Caso esteja nesse tipo de quadro, naturalmente sua menstruação poderá sofrer alterações, não se preocupe, apenas procure orientação médica.

Obesidade – O excesso de peso categorizado como obesidade é sim um agravante quando estamos tratando de ciclo menstrual. É importante que esteja equilibrado, o excesso dele resultará não somente no atraso, mas também no desenvolvimento de outras doenças.

Perda de peso rápido – A perda ou o ganho de peso repentino ou devido qualquer tipo de doença degradante também resulta em atraso. Nesse caso, é indispensável que haja o acompanhamento clínico e a orientação correta da paciente.

Menstruação irregular – A irregularidade menstrual pode ser comum em meninas com menos de 18 anos, portanto se você se encaixa nesse perfil, naturalmente ocorrerá atrasos entre 5 e 15 dias, de qualquer forma procure seu ginecologista e receba maiores informações.

Excesso de atividade física – Mulheres que tem vida ativa e possuem treino pesado também estão sujeitas. De toda forma, é bom que esteja sendo acompanhada por um especialista, tanto da área de educação física quanto da área de nutrição.

Atenção: Nenhuma das informações aqui prescritas podem fazer substituição da orientação do seu médico pessoal. É muito importante que se informe corretamente sobre o seu atraso e ninguém melhor do que um profissional para orientá-lo. Cuidar da sua saúde íntima é importante para o bem estar geral!

Alguns motivos da menstruação atrasada

O atraso pode indicar muitas coisas.

É muito comum ver mulheres desesperadas porque a menstruação está há uma ou duas semanas atrasadas. Embora seja o caso mais provável, isso não significa realmente que está grávida. Há uma série de fatores que contribuem para que isso ocorra, vamos descobri-los a seguir?

A primeira coisa a se pensar é: Houve chance de gravidez na minha última relação sexual? Se a resposta for sim, tire logo essa dúvida com um teste de gravidez de farmácia, mas lembre-se de esperar cerca de 1 à 2 semanas depois da primeira desconfiança, dessa forma estará livre de tamanha preocupação.

Depois, as doenças sexualmente transmissíveis também podem ser capazes de impedir que sua menstruação ocorra regularmente, é por isso que estar sempre indo ao médico é tão importante, em casos de qualquer anormalidade o profissional poderá orientá-lo e recomendá-lo ao tratamento e diagnóstico mais provável a você.

O atraso pode indicar muitas coisas.
Atraso menstrual (Foto: Reprodução)
Créditos da foto: http://seragravidez.blogspot.com.br/

Sem contar é claro, no ganho ou perda de peso excessivos. Até isso influencia! Se você teve grande perda de peso ou ganho no último mês, é muito bom que comece logo a se exercitar. Hábitos saudáveis como tomar dois litros de água por dia, dormir o suficiente, comer corretamente e ter períodos de relaxamento.

Estresse, falar disso já estressa não é? Pois é, até esse pequeno vilão moderno pode ser o motivador do atraso menstrual, mulheres que tendem a ter uma rotina corrida e regada a alimentação ruim, falta de exercícios físicos, entre outros, estão mais propensas ao desenvolvimento do atraso.

Melhor prevenção

Quando se trata de prevenção, poucas mulheres agem corretamente. Apesar de não ser o preventivo mais indicado (pois pode estourar), a camisinha ainda é indispensável. Quando você a mantém em suas relações, acaba por evitar uma série de problemas que causam o risco do desenvolvimento de DST’s e ainda previnem a gravidez.

A pílula quando interrompida também causa atraso menstrual, juntamente com quaisquer outros níveis hormonais desordenados. É muito importante que tenha contato com o seu médico sempre. E perceba principalmente o tom da sua menstruação.

Quando há demora, é importante que perceba a cor.

  • Vermelho intenso – Significa que não há nada de errado, apenas houve um pequeno atraso.
  • Vermelho enferrujado – Significa especificamente que o sangue já fora deixado exposto ao oxigênio. Alerta para maior limpeza íntima.
  • Marrom – O sangue marrom indica que a sua menstruação pode ter atraso por fatores que o deixaram expostos a alguma doença ou problema. Converse com seu médico.

Em casos de qualquer suspeita, é interessante que se mantenha informada. Elimine logo as dúvidas mais possíveis, como a possibilidade de gravidez. Caso o teste de farmácia dê positivo, procure se fazer o exame de sangue.

Causa da menstruação escura

A menstruação é um período importante e essencial para o corpo da mulher , pois trata-se de um período onde há o descarte de materiais orgânicos que não serão mais necessários (todo o material da parede do endométrio) devido a não fecundação do óvulo e também todo o processo de produção hormonal para o próximo mês.

A aparência da menstruação também pode indicar que alguma coisa está acontecendo em seu corpo. Quando a menstruação vem com coloração mais escura, por exemplo, puxando para um vermelho muito escuro, marrom ou até preto, é necessário que a mulher se atente para  possíveis complicações que podem estar acontecendo.

Menstruação escura pode ser normal

Apesar de tudo, existem algumas situações em que a menstruação escura não significa nada de ruim. Nessas ocasiões, a mulher pode ficar despreocupada, porém atenta para perceber se haverá outras alterações. Normalmente, em mulheres com o ciclo menstrual regular, é normal que a menstruação venha escura início ou no fim do ciclo.

Menstruação escura é normal em alguns casos (foto: reprodução)
Menstruação escura é normal em alguns casos (Foto:Reprodução)

Um dos motivos que podem desencadear o escurecimento da menstruação é a troca do tipo de pílula anticoncepcional. A alteração hormonal pode favorecer esse tipo de sintoma e não representa nenhum risco. Mulheres que utilizaram a pílula do dia seguinte recentemente também podem ter esse sintoma pelo mesmo motivo.

Outros possíveis motivos

Quando a menstruação é como borra de café, preta ou marrom, deve-se atentar a outros motivos. As vezes, pode ser algum tipo de efeito colateral ou reação a algum medicamento ou outro tipo de alteração hormonal. Mas também pode significar o início de uma gravidez ou a incidência de alguma DST, recente ou não.

A menstruação dessa coloração descrita acima também pode estar associada a outros tipos de complicações como em quadros de endometriose, também de miomatose e inflamações uterinas. Em qualquer caso, o melhor a fazer é investigar junto ao ginecologista os motivos. Por meio de exames específicos é possível determinar a causa e iniciar o tratamento. Quanto mais cedo, melhor.

Borra marrom antes de menstruar

O símbolo utilizado para se referir ao sexo feminino.

Borra marrom antes de menstruar

A borra marrom antes de menstruar indica que algo não vai bem com a saúde íntima. Portanto, esse é um alerta de que precisa urgentemente procurar um profissional especializado na área de ginecologia, para que os problemas relacionados sejam tratados adequadamente.

O mais provável é que a borra marrom apresenta uma quantia baixa de progesterona. Pela falta da mesma, é possível que o organismo faça a expelição desse tipo de “borra” antes da menstruação. Quando o corpo se mantém num mesmo nível de progesterona e essa quantia cai, ele resulta em borras.

Esse tipo é também muito conhecido como escape, é muito comum em casos onde a mulher faz ingestão de anticoncepcional. A pílula já possui um grande percentual de progesterona, ela não permite que os ovários trabalhem perfeitamente. Uma consequência disso é a baixa repentina de progesterona.

O símbolo utilizado para se referir ao sexo feminino.
Símbolo da mulher (Foto: Reprodução)

Daí entra uma dúvida muito comum: E quando não usa a pílula? O processo é o mesmo e a baixa com certeza resulta em borra marrom, mas em alguns casos raros, é possível que esse seja um sinal de que a mulher está grávida. Nesse caso espere alguns dias e faça o teste de gravidez.

O mais importante é que nesses casos ou qualquer outros de irregularidade ou afetamento no curso do ciclo menstrual, o mais indicado a fazer é procurar o seu médico. Somente ele poderá indicar um tratamento adequado para aumentar os níveis de progesterona.

Quando o tratamento for indicado, não esqueça de também tratar o seu parceiro. Nesse período o mais recomendado é que não ter relações sexuais, já que a borra também causa dores nas genitais. Um ponto importante é não deixar que esse tipo de borra se prolongue.

Para o caso de ultrapassar os períodos normais do ciclo ou perdurar durante todo o mês. Pode indicar que você está com problemas na região íntima de cunho grave, como doenças sexualmente transmissíveis e mais. De qualquer forma, mantenha contato com o seu clínico.