Como são formados os acordes musicais

Acesse esse artigo e confira tudo que iniciantes em teoria musical precisam saber para começarem seus estudos a respeito de escalas e formação de acordes.

A formação de acordes se trata de um assunto bastante delicado e complexo que muitas vezes parece confuso para quem está iniciando seu aprendizado sobre teoria musical, mas na verdade se o aprendiz dedicar-se um pouco de tempo e paciência a este estudo ele perceberá que não é tão confuso assim.

Boa parte da confusão que acomete os iniciantes está ligada a fatores como nomes incorretos dados aos acordes, bem como outras nomenclaturas, formas distintas de executar o mesmo acorde, sendo que em alguns casos acontece de forma errônea e falta de compreensão a respeito de intervalos subjacentes.

O acorde se trata de uma produção sincrônica de duas notas ou mais, sendo que entre cada nota existe um intervalo que é proposto por uma escala implícita. Existem estudiosos que afirmam que somente de três notas para cima que pode ser considerado como acorde.

Para facilitar a vida de quem está começando a aprender sobre este assunto, elaboramos este texto que explica como se dá a formação dos acordes mais utilizados em música.

Os acordes musicais produzem som no violão.
Acordes musicais.
(Foto: Reprodução)

Portanto, se o aluno aprender a base que será passada aqui, ele se tornará capaz de aplicá-la a diferentes situações, desenvolvendo potencialmente suas habilidades como músico.

Inicialmente é preciso saber que cada nota da escala é chamada de grau, sendo que na escala diatônica é possível obter cinco tons (Dó para Re, Ré para Mi, Fá para Sol, Sol para Lá e Lá para Si) e dois semitons (Mi para Fá e Si para Dó).

Os intervalos podem ser simples, quando estão contidos dentro de uma oitava, composto, quando ultrapassa uma oitava, harmônico, quando se toca todas as notas simultaneamente ou melódicos, quando se toca as notas uma após a outra.

Escalas e formação

Os acordes naturais são formados por tríades, ou seja, três notas da escala diatônica: a 1ª será chamada de tônica, sendo a nota mais grave e que dá nome ao acorde, a 3ª chamada de modal ou terça, sendo quem determinará se o acorde é maior ou menor e a 5ª. A seguir temos a escala de Dó maior, observe:

  • Escala de Dó maior

1°- Dó / 2°- Ré / 3°- Mi / 4°- Fá / 5°-Sol / 6°-Lá / 7°-Si

Uma escala pode produzir diferentes tipos de acordes, a escala de Dó maior por exemplo, pode formar o acorde C (Dó), confira:

1º – Dó / 3º – Mi / 5º – Sol = Dó maior

Ou seja, o acorde de Dó maior é formado pelas nota C (tônica), E (terça) e G (quinta). Outra situação, se por exemplo quiséssemos formar o acorde de Sol, veja como ficaria:

1º – Sol / 3º – Si / 5º – Ré = Sol

Preste atenção que neste caso o grau começou a ser contado a partir da nota G, a qual é a tônica do acorde, tendo como terça o B e quinta o D.

A seguir apresentamos as outras escalas musicais para que você possa não somente decorar, mas aprender a lógica de funcionamento por meio de prática e treinamento.

  • Escala de Sol

1°- G / 2°- A / 3°- B / 4°- C / 5°- D / 6°- E / 7°- F#

  • Escala de Ré

1°- D / 2°- E / 3°- F# / 4°- G / 5°- A / 6°- B / 7°- C#

  • Escala de Lá

1°- A / 2°-B / 3°- C# / 4°- D / 5°- E / 6°- F# / 7°- G#

  • Escala de Mi

1°- E / 2°- F# / 3°- G# / 4°- A / 5°- B / 6°- C# / 7°- D#

  • Escala de Si

1°- B / 2°- C# / 3°- D# / 4°- E / 5°- F# / 6°- G# / 7°- A#

  • Escala de Fá sustenido

1°- F# / 2°- G# / 3°- A# / 4°- B / 5°- C# / 6°- D# / 7°- E#

  • Escala de Dó sustenido

1°- C# / 2°- D# / 3°- E# / 4°- F# / 5°- G# / 6°- A# / 7° B#

Boa sorte nos estudos!

Quem foi Janis Joplin?

Conheça neste artigo a trajetória vertiginosa e curta de Janis Joplin. Cantora que é aclamada até os dias de hoje pela voz expressiva e atitude explosiva. Acompanhe!

Janis Lyn Joplin nasceu no Texas, mais precisamente em Port Arthur. A impetuosa capricorniana deixou a cidade em meados de 1963 partindo para Austin, Universidade do Texas. Lá foi onde tudo começou.

Nesta mesma época começou a trabalhar como cantora folk e “caiu na gandaia”. Iniciando aí o seu ciclo com as drogas. Em 1966, numa tentativa de se livrar das drogas, Janis retornou à sua cidade natal, mas não se contentava com o modo de vida que levava.

Pegou novamente as malas e partiu para São Francisco, onde seu interesse pelo blues fez com que iniciasse uma carreira ao lado da banda Big Brother & Holding Company. 

Janis Joplin foi um símbolo do Rock and Roll.
Janis Joplin.
Créditos de imagem: http://sakliresim.blogspot.com.br

Pouco antes de entrar, a banda já estava ganhando notoriedade entre a comunidade hippie de São Francisco, que em 1967 (já com Janis integrada) assinava um contrato com uma gravadora.

Sua popularidade aumentou (e principalmente a da banda) ao se apresentar no Festival de Monterrey.

Esteve no lendário festival de Woodstock em 1969, onde se apresentou com outros mitos como:

  • Joe Cocker
  • Jimi Hendrix
  • Creedance Clearwater Revival

Com sua voz poderosa, Joplin parecia eterna. E é. A cantora hoje é considerada uma das maiores intérpretes do blues e soul de sua geração. Pois expressava como ninguém temas relacionados a dor, amor, perdas e outros. Para muitos é a Eterna Rainha do Rock.

Janis teve uma carreira vertiginosa e curta, a medida em que a fama crescia, se tornava refém do álcool e das drogas. Aos poucos, assim como outra lenda do rock, Jim Morrison, foi consumida pela contracultura.

Morreu no dia 03 de outubro de 1970, aos 27 anos de idade, vítima de overdose por heroína. Em seu álbum póstumo “Pearl”, há canções que marcaram época, bem como Mercedes Benz (poema do beatnik Michael McCloure).

Curiosidade: Janis Joplin, Brian Jones (Rolling Stones), Jim Morrison (The Doors) Jimi Hendrix e Kurt Cobain (Nirvana) morreram aos 27 anos de idade no auge da carreira.

Ouça a música Mercedes Benz – Janis Joplin

Janis Joplin - Mercedes Benz  Letra & Tradução by Jottaelle

Monster of Rock, o festival que agitará 2015

Saiba tudo sobre o festival que fará São Paulo tremer nos dias 25 e 26 de abril deste ano. O Monster Rock espera você!

Se você gosta de um som pesado e “chacoalhar o cérebro”, prepare-se para o festival Mosnster of Rock que acontecerá nos dias 25 e 26 de Abril de 2015, em São Paulo – Arena Anhembi. Antes de apresentarmos as atrações, vamos conhecer um pouco sobre a história do festival?

O primeiro festival de Monster of Rock aconteceu há 21 anos atrás. Realizado, na época, no estádio do Pacaembu – São Paulo. Entre as atrações estavam os metaleiros do glam rock Kiss, os pais do heavy metal Black Sabbath, o som pesado da banda brasileira Raimundos, entre outras apresentações que marcaram a época.

Foi contabilizado mais de 45 mil pessoas que acompanharam as apresentações da primeira edição. Em 1995 o estádio do Pacaembu tremeu pela segunda vez. O público de mais de 50 mil pessoas estava ensandecida ao assistir shows de:

  • Alice Cooper;
  • Ozzy Osbourne;
  • Megadeth;
  • Outros.
Um dos cantores de rock mais famosos do mundo.
Ozzy Osbourne.
Créditos de imagem: http://rockpotiguar.com.br

Consolidando o sucesso das duas primeiras edições, com mais de 10 horas de música, a terceira edição em 1996 fora realizada novamente no Pacaembu. Grandes bandas se apresentaram como Skid Row, Iron Maiden, Halloween, Raimundos,  entre outros que fizeram o estádio tremer.

Após dois anos de intervalo, a quarta edição fora realizada em outro local, na pista de atletismo do Ibirapuera com apresentação de bandas consagradas pelo estilo pesado e despojado.

Novamente, após um intervalo, o Arena Anhembi em 2013 trouxe ao festival nomes de peso como Whitesnake, Aeroesmith, Korn, Slipknot, entre outros. Em 2015 o festival inicia a maratona de shows com o som do lendário príncipe das trevas, em seu melhor estilo, Ozzy Osbourne.

Na sequência, com o som estrondoso do Motorhead (considerada uma das bandas mais barulhentas de todos os tempos). Logo é seguido por bandas como:

  • Black Veil Brides
  • Rival Songs
  • Coal Chamber
  • Principal Fear

Isso apenas a primeira noite, no dia 25 os shows continuam com:

  • Judas Priest
  • Monowar
  • Accepi
  • Sthell Panter
  • Unisonic
  • Dngwie Malmsteen
  • Kiss

Uma coisa é certa, São Paulo entre os dias 25 e 26 será invadida pelos metaleiros.

Ingressos

O valor dos ingressos está cotado na faixa dos R$ 700, o mesmo pode ser dividido no cartão se preferir. Estudantes e pessoas com mais de 60 anos de idade tem direito a meia entrada, para saber mais um pouco mais sobre o festival e informações detalhadas sobre a venda de ingresso, clique em monstersofrock2015.com.br.

Horário e local

O festival acontecerá na Arena Anhembi – Avenida Olavo Fontoura n° 1209 / bairro Santana. Quanto aos portões, estes serão abertos as 10 horas da manhã no dia 25 de abril. O primeiro show acontecerá por volta das 13 horas.

Instrumentos musicais de sons harmônicos

Conheça nesta matéria os principais instrumentos de sons harmônicos, as particularidades de cada um expressas aqui, no Dicas Free! Confira!

Quando pensamos em sons harmônicos logo associamos o raciocínio aos instrumentos eruditos, notáveis principalmente nas orquestras sinfônicas. Mas, ao contrário do que se pensa, alguns destes instrumentos não são exclusividade apenas das orquestras, eles também estão empregados em outros ritmos como jazz, blues e até no rock and roll.

Gaita

Iniciaremos a matéria com um muito conhecido e possuidor de um som que caminha para a melancolia, dependendo de como é tocado. A gaita foi inventada na primeira metade do século XIX. Inicialmente foi encarada como um simples brinquedo, até a segunda metade do mesmo, quando foi reinventada com apetrechos mais profissionais.

A gaita é um instrumento de sopro.
Gaita. Créditos de imagem: http://www.cheirodemusica.com.br

Piano

Outro instrumento que ficou muito famoso no mundo inteiro é o piano. De origem italiana, exaure sons harmônicos que podem ser empregados em diversos ritmos. Contudo, sua presença é marcante na orquestra sinfônica.

O cálido som emite ritmo a partir dos acordes efetuados ao longo de seus 80 teclados. Há pianos, principalmente os modernos, que não chegam a ter esse número de teclas.

O piano é um dos principais instrumentos em orquestras.
Piano. Créditos de imagem: http://www.keywordpicture.com/

Violino

Ainda falando de sons harmônicos, um instrumento que possui uma melodia cálida e faz muitos se emocionarem é o violino. Comum na formação de orquestras, bandas de jazz, na dança e até mesmo no tango argentino.

Esse corresponde a um apetrecho de cordas friccionadas que através do atrito feito com seu arco, emite som, podendo variar do agudo ao grave. Ao lado do piano, é utilizado principalmente na celebração de reuniões religiosas nas grandes catedrais.

O violino é um instrumento delicado.
Violino. Créditos de imagem: http://www.sometom.com.br

Flauta doce

A flauta doce trata-se de um dos instrumentos mais antigos que já se teve notícia. Elas eram feitas a partir do bambu em diversos locais da Europa. Caracteriza um instrumento de corpo estreito e cilíndrico, possuidor de 10 furos, responsável pela afinação sonora no momento do sopro.

Fora muito utilizada pelos trovadores medievais afim de acompanhar cantigas diversas como de escárnio, amizade e amor.

A flauta é um instrumento doce.
Flauta. Créditos de imagem: http://www.ricopecas.com.br/

Há outros instrumentos de sopro, assim como a flauta doce, que possuem sons harmônicos, como o clarinete e os saxofones.  Além disso, existe uma gama de instrumentos de corda que se enquadram nessa categoria.

Um bom exemplo deles é o violão clássico que, quando bem afinado, exaure um som perfeito. A música como um todo oferece a oportunidade de estudá-la, se você tem interesse em se aprofundar no assunto, procure um escola de música perto de sua casa.

Músicas que influenciaram gerações

Você conhece as canções que influenciaram gerações inteiras? Clique aqui e descubra quais a de maior sucesso dentro e fora do Brasil.

A música é universal, através de suas letras e harmonias que nos fazem refletir sobre tudo que está a nossa volta, muitas pessoas se consagraram nesse meio. Independentemente do estilo ou gênero em si, ela tem o poder de nos influenciar ou até mesmo abrir nossos olhos quando escrita em forma de protesto.

“Um sonho. A realidade. A verdade é que a música sempre será imortal.”

Nona Sinfonia – Beethoven

Seria impossível deixar este mestre fora de nossa lista, talvez se não fosse pela sua existência, a musicalidade teria um “outro gostinho”. Aqui poderíamos denotar todas as suas sinfonias, mas uma especial marcou época, a Nona.

Beethoven compôs a Nona Sinfonia.
Beethoven.
Créditos de imagem: http://www.dailymail.co.uk

Este erudito influenciou e ainda continua a influenciar gerações com sua obra imortal, sua harmonia é marcante e ainda muito apreciada apesar dos séculos.

Crossroad – Robert Johnson

Considerado um dos maiores artistas do século XX, Robert Jonhson era um promissor cantor de blues até morrer precocemente aos 27 anos de idade. Deixando seu legado em apenas 30 faixas gravadas, entre elas, Crossroad.

Robert Johnson se tornou um mito.
Robert Johnson.
Créditos de imagem: http://cityhallblog.dallasnews.com

Reza a lenda que a letra desta música, Johnson compôs assim que fez um pacto com o diabo para obter fama. Mito ou não, a verdade é que o bluesman se tornou um ícone do blues e do rock, tendo seguidores como Rolling Stones, Beatles, Led Zeppelin e vários outros.

Thriller – Michael Jackson

Incontestavelmente, a música Thriller influenciou gerações no mundo inteiro (e ainda está a influenciar), principalmente pela sua coreografia. Essa fez parte de um dos álbuns mais vendidos do mundo.

Thriller é a canção que continua a influenciar gerações.
Michael Jackson. Créditos de imagem: http://imagensface.com.br

Thriller também foi o marco na história dos videoclipes, unindo enredo, coreografia e figurino. Foi, a partir daí que Michael se tornou coroado como o rei do pop. Sendo reverenciado e influenciando milhões de pessoas ao redor do mundo.

Another Brick in the wall – Pink Floyd

Considerada uma música de protesto, a faixa influenciou milhões de jovens na transição da década de 70 para 80. A mesma fora banida na África do Sul, no qual o país vivia o terror do Aparthaid. Mas foi bem recebida pelo público em geral, principalmente em Israel.

Another Brick do lendário grupo britânico se tornou um clássico.
The Wall. Créditos de imagem: http://www.usinarock.com

Foi tocada em estações de rádio do mundo inteiro.

Que país é este – Legião Urbana

“Que país é esse?” era tudo o que a nação precisava ouvir na época e, ainda precisa, até os dias de hoje. O conjunto musical formado em Brasília, liderado por Renato Russo, destila todo o seu veneno de insatisfação em relação ao cenário político brasileiro.

Que país é esse?
Legião Urbana. Créditos de imagem: http://amamostudo.blogspot.com.br/

Passados pouco mais de 30 anos após a composição, a canção continua atual.

Show do Kiss em Brasília 2015

Brasília vai tremer! Um dos maiores espetáculos do rock se apresentará pela primeira vez na Capital Federal dia 24 de abril de 2015. Detalhes sobre a venda de ingressos, local do show, abertura e convidados você acompanha aqui no Dicas Free!

Comemorando 40 anos de estrada, a banda Kiss, uma das mais influentes do rock, chega à Brasília pela primeira vez dia 24 de abril e se apresentará no Estádio Nacional Mané Garrincha. Um show que, com certeza, ficará marcado na memória de todos os fãs.

O conjunto musical é muito famoso por suas apresentações pirotécnicas, uma performance à parte. A banda iniciou-se em meados de 1973 em Nova York  e  é também conhecida como os quatro cavaleiros, por suas vestimentas e maquiagem.

Gene Simmons e companhia ganharam notoriedade em 1975 ao lançarem o álbum Dressed to kill, possuidor da faixa “Rock and roll all nite”, um clássico. Também detém outros grandes hits como “Forever”, “Do you love me?” e “Detroit rock city”. O Kiss foi um dos pioneiros no lançamento de álbum duplo gravado ao vivo.

O show do Kiss promete abalar!
Banda Kiss.
Créditos de imagem: http://phoenixmusiconline.org

No total, o conjunto colecionou 28 discos de ouro e 20 álbuns de estúdio. Em 2014 entrou para o seleto grupo do Rock and Roll all Fame ao lado de outros grandes nomes do rock como Ramones, David Bowie e Black Sabbath.

A abertura do show fica por conta de Raimundos, e não é pra menos, tendo em vista que esses comemoram também 20 anos de formação.

Ingressos, localização e data do show

A venda de ingressos teve início no último dia 24 de janeiro através do site www.diversaobrasil.com.br às 00:00h e a partir das 10:00h da manhã na central de ingressos no Brasília Shopping (W3 norte).

Confira abaixo os respectivos preços:

  • R$ 320 inteira /R$160 meia (pista)
  • R$ 520 inteira/ R$260 meia (pista Premium)
  • R$ 700 inteira/ R$350 meia (camarote)

O show está marcado para o dia 24 de abril a partir das 20h, mas os portões serão abertos às 18h30min. Para quem não conhece Brasília, o Estádio Nacional Mané Garrincha se localiza no eixo monumental, lembrando que o evento será realizado no estacionamento do estádio.

Aproveite agora mesmo e garanta já seu ingresso para o show que irá tremer a capital! Não perca esta oportunidade, não é todo o dia que uma banda comemora 40 anos. Compre seu ingresso e garanta sua diversão!

Como aprender a cantar uma música em inglês

Você quer aprender aquela belíssima música do seu artista favorito, mas não tem noção nenhuma de inglês? Clique aqui e descubra algumas técnicas interessantes para iniciar seu aprendizado. Acompanhe!

Sabemos que a música é universal e que você não precisa necessariamente saber falar determinada língua para cantá-la. É algo que possui uma carga emocional muito forte e o cérebro acaba associando a letra à melodia, principalmente quando ela nos envolve a um momento específico e marcante de nossas vidas.

Se você gosta de cantar, principalmente músicas internacionais (em inglês), mas não tem a mínima ideia de como começar a aprender, fique tranquilo! No decorrer desta matéria ensinaremos algumas técnicas interessantes.

Aprendendo a cantar em inglês

A música cantada, seja ela em qualquer idioma, estimula a conversação melhorando o desempenho da língua. Você pode começar observando a letra original e tentar traduzi-la da maneira tradicional, com o uso do dicionário.

Aprenda a cantar em inglês.
Cantar em inglês. (Foto: Reprodução)

Essa prática ajuda a memorização, também melhora a escrita. Comece a ouvir a canção várias vezes seguidas, preste atenção na voz do cantor e na forma como ele canta. De início parecerá complexo, mas é só a primeira impressão.

Depois vá se acostumando com ritmo e o tempo do encaixe da letra nele. Se preferir, esteja com a letra em mãos para acompanhá-la e não perder a sonoridade.

Perceba os pontos altos e baixos da canção, fazendo isso várias vezes. Em seguida, diminua o volume do som, leia a canção ao seu modo, depois aumente o volume e acompanhe a música lendo.

Dica importante!

Leia a letra em sua forma fonética, ou seja, reescreva a composição utilizando o alfabeto materno para que seja possível repetir como o original. Este é o grande segredo para aprender a cantar em inglês.

Terá um pouco de dificuldade inicialmente, mas valerá a pena. O interessante desta técnica é que se tiver dificuldade em fonética, um dos pilares da gramática de nossa língua, aprenderá rapidamente.

Pode soltar a voz! A música espanta os males e deixa-nos mais leves. A partir das técnicas apresentadas nesta matéria, experimente começar agora. Aprenda a cantar as músicas de seus artistas internacionais preferidos.

Melhores repertórios para barzinho

Se você canta em barzinho, saiba neste artigo quais os melhores repertórios para agitar a galera. Acompanhe!

Quem é que não gosta de ir a um barzinho para conversar com os amigos e ouvir aquela deliciosa música ao vivo para descontrair? Muitos ou todos né?

Pois é, músico de barzinho é aquele que ganha a vida nos horários em que muitas pessoas saem para se divertir após o expediente. O trabalho deles, na maioria das vezes, se inicia no meio da semana seguindo até o último dia do fim de semana. Sempre estão presentes para garantir a diversão do público.

O artista deve estar preparado para tudo, principalmente a pedidos no meio do show. Mas também é preciso ter um bom repertório. No decorrer desta matéria ensinaremos como ter os melhores repertórios para barzinho para agitar a galera. É só curtir!

Montando meu repertório

Antes de tudo, o músico deve ter amplo conhecimento de música, não se prender a um estilo apenas. A seleção pode começar com clássicos diversos de raiz, como samba e outros da música popular brasileira (MPB). Ritmos como rock e blues não podem ficar de fora, mas a escolha deve ser criteriosa. Coloque apenas os que marcaram época, principalmente nas décadas de 60, 70 e 80.

Música e diversão
Melhores repertórios para barzinho (Foto:Reprodução)

Lembrando também que a música é universal, as pessoas que estão no ambiente precisam conhecer as músicas que cantará. Por vezes o repertório daquela noite é tão bom que o copo de cerveja fica de lado na mesa enquanto o dono dele está dançando.

Por falar em dança, os ritmos dançantes que levantam o público são forró e reggaeCuidado com a surpresa! Alguém pode pedir um forró por meio do famoso “guardanapo” quando você menos esperar, esteja preparado.

Nestas horas não tem como negar o pedido do frequentador, é bom que tenha uma pasta com uma enorme variedade de músicas.

Lista básica e exemplificadora de repertório

  • Quando O Sol Bater Na Janela Do Seu Quarto
  • Help!
  • Fogo
  • Eu Vou Estar
  • Primeiros Erros
  • Tudo Que Vai
  • O Passageiro
  • Exagerado
  • Have You Ever Seen The Rain?
  • Vida Real
  • Patience
  • Envelheço Na Cidade
  • Fácil
  • O Que Eu Também Não Entendo
  • Quase Sem Querer
  • Pais E Filhos
  • Será
  • Meninos E Meninas
  • Stairway To Heaven
  • Garotos
  • Por Que Não Eu?
  • Marvin
  • Os Cegos Do Castelo
  • Por Onde Andei
  • O Segundo Sol
  • Aonde Quer Que Eu Vá
  • Lanterna Dos Afogados
  • Meu Erro
  • A Dois Passos do Paraíso
  • Anjo Do Céu
  • Na Janela Lateral
  • O Último Romântico
  • Por Você
  • Toda Forma de Amor
  • Gostava Tanto De Você
  • Sociedade Alternativa
  • Canção Noturna
  • Resposta
  • Três Lados
  • Vamos Fugir
  • Pra Dizer Adeus
  • Flores
  • Te Devoro
  • Se
  • Apenas Mais Uma De Amor
  • Por Enquanto
  • Desenho De Deus
  • Sozinho

Lembre-se que a importância de todo seu espetáculo está no sorriso de quem ouve sua música. A arte musical é um meio de unir as pessoas e aproximar laços afetivos. Use-a para a felicidade e bem estar de todos!

Afinando um violão corretamente

Saiba nesta matéria como afinar seu violão corretamente de modo simples e prático. O tutorial completo está a disposição, bem como dicas e observações sobre a afinação do instrumento. Confira!

Lidar com afinações de instrumentos é um prática muito antiga. Pessoas de gerações em gerações trazem o ensinamento de que “para afinar um instrumento de cordas, além de estar em um lugar silencioso, é preciso ter o ouvido apurado e saber discernir o som de cada corda”, isso é a base para obter uma boa afinação.

Indivíduos que tocam violão sabem afinar o instrumento com mais facilidade, tal artimanha não pode ser efetuada por um não violonista. Analisando por fora, parece impossível afinar um violão apenas pela audição e silêncio de determinado ambiente, mas não é bem assim.

Afinando violão corretamente.
Afinando violão.
(Foto:Reprodução)

Atualmente temos diversos recursos à disposição para “alinhar” as cordas, como os afinadores eletrônicos, uma das opções mais tradicionais, uma forma de estar em contato direto com o instrumento e discernir atentamente o som de cada corda.

Lembre-se que é preciso ajustar as tarrachas para afinar as respectivas cordas. De acordo com o que se segue abaixo:

Afinando

  • Comece afinar a partir da sexta corda (de baixo para cima), chamada de MI ou E.
  • A quinta corda, LÁ ou A, deve ter tom semelhante a sexta corda.
  • A quarta corda, RÉ ou D, deve ter tom semelhante a quinta corda.
  • A terceira corda é o SOL ou G, o som da corda deve ser semelhante a terceira corda.
  • Estando afinadas as quatro cordas, seguiremos à segunda, conhecida como SI ou B.
  • A última corda a ser afinada é a MI aguda ou A, que deve ter o som semelhante do Si, na segunda casa.

Por mais complexo que pareça, afinar um instrumento de cordas como o violão não é tão difícil. Basta ter paciência e ouvir o som determinado de cada nota. Caso não consiga afinar pelo método tradicional, pode recorrer o afinador eletrônico (o que é muito prático). Você poderá adquiri-lo em lojas especializadas em instrumentos musicais, quanto ao valor do dispositivo, pode ser encontrado por menos de R$50.

A dica é repassar as cordas para ter certeza se elas estão bem afinadas. Deixe o violão sempre guardado em uma capa quando não estiver usando, isso evita que empene. Jamais deixe o instrumento deitado, principalmente com as tarrachas voltadas à superfície, isso faz com que as cordas acabem ficando desajustadas, cuide.

Observação: Violões com cordas novas tendem a desafinar com frequência.