Multa de trânsito
O uso do cinto de segurança é obrigatório segundo as leis de trânsito. Isso consta, principalmente, por ser um dos meios que garantem a segurança dos passeiros e motoristas. Muitas pessoas levam multas, pela simples falta de hábito de usar o cinto.
A multa é válida não somente para o motorista, mas para todos aqueles que estiverem dentro do carro. Quem for pego sem cinto de segurança, terá prejuízo. O mesmo se dá, aos casos de crianças com menos de 10 anos, sentadas no banco da frente do veículo.
Há apenas três categorias que compõem as multas. Dentre elas estão as leves, médias e graves. Quem tem o péssimo hábito de esquecer o uso do cinto ou até mesmo deixar que os passageiros o façam, pode perder pontos na carteira e multa em dinheiro. Evite perder dinheiro e seu bem mais precioso, a família.
Preço
Os motoristas que forem pegos, não usando o cinto de segurança, terá de pagar multa de R$127,00. No caso de crianças sem cinto, esse valor pode triplicar, formando até R$381,00. Você também poderá levar 5 pontos na carteira e até 10, no caso de crianças.
É importante saber que as multas podem variar de valor, dependendo exclusivamente do estado em que estiver. As normas do Detran podem ter alterações de um local para outro. Por isso, o valor estabelecido pode ser mais alto ou mais baixo, dependendo de onde estiver.
Informações extras
O não uso de cinto de segurança pode fazer com que você perca sua carteira de motorista, se já houver muitas multas e pontos. O respeito pela vida deve estar em todos os lugares, colocar a vida de sua família em risco é um ato incoerente. Uma infração grave.
É importante o uso do cinto, pois ele impede, em caso de acidente de trânsito, que o passageiro ou motorista seja lançando para fora do carro, impedindo ferimentos mais graves. Especialistas afirmam que, se todos usassem o cinto de segurança, as mortes em acidentes de trânsito diminuiriam consideravelmente.