Dor de garganta
De um resfriado normal, a dor de garganta pode aparecer. Ela é um sintoma que muito incomoda os pacientes que estão com inflamação nessa área, em determinados casos o sintoma pode findar sem que seja necessário tratamento médico, apenas prestando atenção no que ingere.
Muita gente consegue driblar as dores simplesmente evitando a ingestão de líquidos gelados. Indo até um consultório médico, é possível que o clínico receite anti-inflamatórios que serão responsáveis pelo cessar das dores. Contudo, é preciso muita atenção para uma estada maior que 2 semanas da dor.
A DOR DE GARGANTA É CONSEQUÊNCIA DA INFLAMAÇÃO.
Causas
Em geral, o que pode causar dor de garganta está diretamente ligado a exposição ao frio. Essa por sua vez, desenvolve algumas doenças e problemas que geram a dor, bem como:
- Gripe ou resfriado
- Laringite
- Faringite
Ou algumas mais graves:
- Amigdalite
- Mononucleose
- Parotidite infecciosa
- Herpangina
- Faringoamigdalite
Cada doença possui mais sintomas em si, para identificar a sua procure entender os sinais que denotam cada uma.
No caso de infecções também é possível que haja desenvolvimento das dores, essas mesmas infecções são providas através de bactérias prejudiciais a saúde, conectadas a problemas como:
- Faringite (inflamação que vem acompanhada de aftas e pus)
- Amigdalite (infecções virais nas amígdalas com a presença de pus)
- Inflamação da epiglote (epiglotite)
- Inflamação da úvula (uvulite)
- Faringoamigdalite
- Doenças sexualmente transmissíveis (DST), como:
* Gonorreia, ou
* Clamídia
Em duração maior do que uma ou duas semanas, é recomendado procurar um médico, ainda que esteja tomando medicamento, isso porque as dores podem estar ligadas a outros problemas.
Prevenção
Tenha cuidados básicos, como lavar as mãos com muita frequência, estar sempre distante daqueles agentes que podem desenvolver o problema como: tabagismo, poluição, etc. Também é importante não forçar a voz, não respirar pela boca, não fumar, evitar contato com pessoas infectadas, cuidar do nariz entupido e ingerir muita água diariamente.
Tratamento
Os tratamentos para dor de garganta podem ser realizados através de antibióticos com a ajuda de alguns chás naturais de alimentos saudáveis como gengibre, limão, mel, papaína, própolis e maçã. Lembrando sempre que esses tratamentos se encaixam somente no perfil de doentes que estejam com gripes, resfriados ou doenças virais comuns.
O mais indicado é que procure um médico para que receite o medicamento correto para o seu caso. Para doenças mais graves, os tratamentos naturais ou a base de antibióticos só poderão agravar o problema. Nenhuma das informações aqui expressas anulam a consulta com um médico de sua confiança.