A tuberculose já matou milhares pessoas pelo mundo, principalmente em tempos passados quando não havia tratamento e nem estudos específicos para entender o funcionamento da doença e se tratamento adequado.
Atualmente, a tuberculose tem cura, basta que o paciente siga as orientações médicas corretamente até o fim do tratamento. No Brasil, o tratamento contra a tuberculose pode ser feito de graça pelo SUS.
A Doença e Sintomas
Provocada pela bactéria Bacilo de Koch, a tuberculose geralmente afeta os pulmões e os sintomas característicos nessa ocasião denunciam a doença ao paciente. Porém, a tuberculose também pode afetar outras partes do corpo sem afetar necessariamente dos pulmões.
Nesse caso, chamamos de Tuberculose Extrapulmonar, que contém alguns sintomas diferenciados, porém riscos potencialmente parecidos para com os pacientes. Confira abaixo, os sintomas da extrapulmonar:
- Anorexia
- Perda de peso
- Mal estar
- Febre ao entardecer
- Suor exagerado a noite
- Cansaço
- Dor no local onde o bacilo se aloja
Quando a tuberculose ataca principalmente os pulmões, os sintomas são mais conhecidos e característicos. Em ambos os casos, a doença é contagiosa e pode infectar quem estiver muito próximo do paciente. Confira os sintomas desse caso:
- Tosse contínua, apresentando catarro, sangue ou pus (normalmente depois de 4 semanas de tosse seca)
- Mal estar
- Dor no tórax
- Suor noturno exagerado
- Febre ao entardecer
- Falta de apetite e consequentemente a perda de peso
- Catarro verde ou amarelo pela manhã
- Cansaço
- Dificuldade para respirar
Tratamento
O tratamento contra a tuberculose baseia-se no consume de 4 tipos de antibióticos durante 6 meses quando tomados corretamente durante todo o tratamento. Se o paciente não fizer corretamente, o tratamento poderá se estender por 2 anos.
Para que a pessoa fique imune a tuberculose, uma vacina deve ser aplicada na infância. O nome dessa vacina é BCG, porém é importante que as pessoas evitem permanecerem em locais úmidos por muito tempo e sem exposição solar.