Vaso ou vazo?
Dentro da ortografia portuguesa, encontraremos ambas palavras com significados distintos, dentro de diferentes âmbitos. O sentido de ambas são usados para frases distintas. A dica que damos é observar claramente a origem da palavra em si. Cada origem define sua escrita.
Quando estivermos nos referindo a VASO com S. estaremos, automaticamente, dando a intenção de um objeto com capacidade para carregar algo. Como vasos de flores, por exemplo. Eles são escritos com S, o objeto que tem esse tipo de serventia. Basta ficar atento.
Quando falarmos por exemplo de VAZO, a palavra é do verbo VAZAR. Esse por sua vez, é escrito com a letra Z. Entende-se que algo está vazando, se esvaindo ou indo embora. É usada principalmente quando um recipiente fura e o que supostamente está dentro se esvai ou vaza.
Exemplos:
VASO
→ Eu coloquei um vaso na janela.
→ Eu tenho muitos vasos.
→ Esses vasos de flores estão lindos.
→ Compraremos mais vasos aqui para nossa casa.
→ Os vasos que temos são suficiente.
→ Amigos são flores eternas, guardadas no vaso da vida.
→ A mulher é o vaso mais fraco.
VAZO (referentes)
→ Aquele pote está vazando.
→ A garrafa vaza.
→ Isso pode vazar.
→ Quando eu quiser, eu vazo.
A palavra está conjugada em vários tempos. Para perceber isso, basta observar a conjugação feita com o verbo VAZAR.
Sinônimos
Vaso
▪ Vasilha
▪ Jarro
▪ Canal
▪ Recipiente
Conjugação do verbo
Eu vazo
Tu vazas
Nós vazamos
Vós vazais
Eles vazam
Uma boa dica para não errar durante a escrita é a constante leitura. Essa prática é fundamental para facilitar a escrita de seus textos ou qualquer outro tipo de palavra. Leia sempre e tire suas dúvidas!