Veja qual republica surgiu com o fim da Iugoslávia

Após a segunda guerra mundial, países como a Iugoslávia aderiram ao regime socialista. Entenda como se deu a desintegração desse país, dando surgimento á outros países.

A segunda guerra mundial foi um dos eventos mais importantes para a sociedade pós moderna e também o ponto auge da industrialização e tecnologia. Esse conflito permitiu que diversos países concentrassem esforços no fabricação de armas e na produção de diversos produtos que hoje não são essenciais.

Os primeiros passos na computação, o desenvolvimento acelerado da medicina e o faturamento de diversos países com a guerra, mudou completamente o cenário político, econômico e social no mundo. Principalmente quando dois sistemas totalmente opostos representados pela União Soviética e Estados Unidos passam a influenciar diversos países.

Antiga Iugoslávia (foto: reprodução)
Antiga Iugoslávia (foto: reprodução)

Muitos países da Europa acabaram aderindo o sistema socialista e integrando-se ao modelo soviético. Mais tarde, com a quebra desse sistema, esses países passaram por mudanças territoriais e estruturais, como a Iugoslávia.

Desintegração da Iugoslávia

Durante as interações com a União Soviética, a Iugoslávia era um país grande e próspero. A industrialização só crescia, a oferta de saúde era pública, a alfabetização beirava os 91% e o PIB do país experimentava constantes crescimentos.

A troca de represente na União Soviética e na própria Iugoslávia iria por em cheque toda a situação do país. Já divido em muitas línguas e culturas, a Iugoslávia sofreria uma crise no partido comunista quando o país deixara de ser ponto estratégico para a União Soviética. As relações com mundo capitalista cresceu e a influencia da queda do socialismo em muitos países do centro europeu deslegitimou o sistema.

As dificuldades do socialismo influenciaram diretamente o país, fazendo com que a Iugoslávia adquirisse empréstimos no lado socialista e capitalista. Com a crise do petróleo em 1973, o país teve de pedir empréstimo ao FMI, que fez com que abrisse o mercado externo.

A dívida externa alcançou a barreira dos 6,5 bilhões de dólares em 1989 e o país mergulhava numa crise de pobreza, altas taxas de desemprego e como consequência, o caos social. O caos motivou as diferentes culturas a se rebelarem umas com as outras, promovendo uma guerra civil.

Desfecho

Os conflitos entre essas culturas gerou uma série de guerras internas a fim de se separarem os territórios. Com a interferência da ONU e da UE, as repúblicas puderam, pouco a pouco, se desvincular e desintegrar o que era conhecido como Iugoslávia.

Esses conflitos só se findaram em 2008 e no final, sete repúblicas surgiram oriundas da antiga Iugoslávia: Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Croácia, Sérvia, Eslovênia, República da Macedônia e Kosovo. 

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *